Logo O POVO+
Ceará e Fortaleza se enfrentam em Clássico-Rei crucial para ambos
DOM

Ceará e Fortaleza se enfrentam em Clássico-Rei crucial para ambos

Jogo vale classificação antecipada para o Fortaleza e tranquilidade para o Ceará
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Júnior Santos, do Fortaleza, e Samuel Xavier, do Ceará (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA Júnior Santos, do Fortaleza, e Samuel Xavier, do Ceará

Recheada de todos os elementos que constituem grande rivalidade, a história do Clássico-Rei tem muitos capítulos decisivos. De uma forma ou de outra, quando Ceará e Fortaleza se enfrentam, é o resgate do passado e construção do futuro em jogo. O presente é incerto e definido pelo contexto das equipes, o momento que vivem e o que cada um tem a perder. No jogo de hoje, com início às 18 horas, no Castelão, não será diferente. O confronto válido pela sexta rodada da Copa do Nordeste será de extrema importância para definir os rumos de alvinegros e tricolores na competição.

O cenário é inverso ao da semana passada, quando os dois clubes se enfrentaram pelo Campeonato Cearense. Naquela partida, o Fortaleza tinha maior necessidade de vitória. Como não triunfou, segue fora da zona de classificação do Estadual e tem a obrigação de vencer o Floresta na quarta-feira para se classificar às semifinais. Apesar do 0 a 0 no placar, o empate veio de bom jogo, com chances de gols tanto do Vovô quanto do Leão.

Hoje, porém, o time comandado por Rogério Ceni tem maior tranquilidade pela condição da tabela. Se vencer, o Tricolor reassume a liderança do Grupo A e garante matematicamente a classificação às quartas de final do Nordestão. Entretanto, a estratégia adotada deverá ser semelhante à do último jogo, apenas com maior assertividade.

"Cada jogo é uma história diferente. No último jogo a gente teve muitas chances, mas agora temos que estar mais concentrados. A gente tem que fazer os gols quando tiver as chances", disse o atacante Osvaldo.

Já o Ceará tem maior necessidade de vitória. Embora esteja na vice-liderança do Grupo B, com 11 pontos e um jogo a menos que Botafogo-PB - que tem 14 -, a chave está equilibrada e a equipe comandada pelo técnico Lisca está apenas um ponto na frente do quinto colocado, o CSA-AL. Se não vencer hoje, o Alvinegro corre risco de deixar o G-4 na próxima rodada.

Apesar da importância do resultado, o técnico Lisca deverá fazer mudanças na equipe que vem sendo titular nas últimas partidas por conta da sequência desgastante que o time vem enfrentando. Uma possível novidade é a escalação do lateral-esquerdo Thiago Carleto, que que deve fazer a estreia pelo clube.

"Provavelmente domingo seja minha oportunidade. Não vim aqui pra passear, vim pra fazer história. Esse tempo que eu acompanhei os jogos do banco pude ver a diferença de onde eu estava (futebol árabe) para cá. Na Arábia não tem padrão, a gente treina pouco, joga pouco e aqui vi um time com uma maneira de jogar, fiquei impressionado. O Ceará tem padrão de jogo e joga taticamente muito bem postado", analisou o camisa 46.

Leia mais na 38

Ficha técnica

Ceará

4-2-3-1: Richard; Samuel Xavier, Eduardo Brock, Luiz Otávio e Thiago Carleto; Juninho e Fabinho; Leandro Carvalho, Ricardinho e Felipe Baxola (Chico); Ricardo Bueno (Roger). Técnico: Lisca

Fortaleza

4-2-3-1: Marcelo Boeck; Felipe Araruna, Quintero, Roger Carvalho e Carlinhos; Paulo Roberto e Felipe; Edinho, Dodô e Osvaldo; Júnior Santos. Técnico: Rogério Ceni

Data: 17/3/2019

Local: Castelão, em Fortaleza-CE

Horário: 18 horas

Árbitro: Diego Pombo Lopez

Assistentes: Elicarlos Franco e Jucimar dos Santos Dias

Transmissão: Fox Sports, livefc.com.br e Rádio O POVO CBN

 

O que você achou desse conteúdo?