PUBLICIDADE
Jornal
Análise

"É preciso melhorar a experiência dos usuários"

FERNANDO DIEGO SIOLI
FERNANDO DIEGO SIOLI

A proximidade sempre foi a grande chave da rede social. Diferente do atual Instagram, a quantidade de amigos nunca foi a real premissa no Facebook. O que mais vale vem das conexões de amigos, das curtidas nas empresas que você mais gosta, do bate-papo livre e do seu perfil aberto na internet. Tudo isso formaria um canal de comunicação livre e cheio de possibilidades, na qual o que importaria mesmo seria a informação que todos recebem desses contatos digitais. Hoje, vemos essa proximidade desconexa, em um "feed" cheio de conteúdo que você não pediu pra consumir. Desde as mudanças de algoritmo, que vieram de decisões majoritariamente comerciais, o Facebook vem lançando formas diferentes de reaver essa conexão entre as pessoas: melhorou a plataforma de vídeos, aumentou o alcance das Lives, incluiu os famosos Stories, entre outras. Porém, para o Facebook se manter relevante é preciso melhorar a experiência orgânica dos usuários, sem forçar ao público usabilidades recicladas, inovando na proximidade entre as pessoas. Outra forma seria a de fazer parcerias com quem produz o real conteúdo da plataforma, páginas de credibilidade e empresas de mídia, que desde o início do processo de monetização sofrem com o precário alcance da plataforma, em detrimento dos anúncios patrocinados.

Fernando Diego Sioli

TAGS
NULL