Warning: include_once(includes/paginas/opovo/online/geral/header.php): failed to open stream: No such file or directory in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305

Warning: include_once(): Failed opening 'includes/paginas/opovo/online/geral/header.php' for inclusion (include_path='.;C:\php\pear;D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src/libs/google-api-php-client/src/') in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305

VERSÃO IMPRESSA

Previsões para a economia em 2019

| Crescimento e inflação controlada | Todas as expectativas consideram que o governo consiga cumprir promessas de campanha com aprovação de reformas fiscal e previdenciária

00:00 | 30/12/2018

O otimismo está em ordem para o ano que entra. Mas todo pronóstico positivo - de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), inflação controlada, alta de empréstimos e taxa de juros em baixa - está vinculado à aprovação das reformas. O clamor por mudanças fiscais é unânime.

 

Uma das bandeiras de campanha do novo governo Jair Bolsonaro (PSL), as reformas serão o maior desafio para chegar o mais perto de atingir o sonhado equilíbrio. É o passo que dizem faltar para reduzir os chamados risco e custo Brasil.

 

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) prevê crescimento de 2,7% na economia e inflação na casa dos 4,1% para 2019. Este último índice será maior que em 2018, mas dentro da meta, abaixo de 5% ao ano. Um dos fatores para isso é a possibilidade de aumento das exportações, que pode elevar a demanda por produtos no mercado interno e, por consequência, encarecê-los. Há ainda a volatilidade do petróleo, que afeta preços de combustíveis, impactando também nos preços de alimentos e de outros bens.

[SAIBAMAIS] 

Para a professora de Economia do Insper, Juliana Inhasz, a guerra comercial entre Estados Unidos e China é fator externo que poderá ter consequências no cenário brasileiro. Enquanto num primeiro momento o Brasil poderia ganhar com a alta de exportações para os dois países, essa demanda poderia prejudicar o abastecimento nacional. O principal produto de comercialização seria a soja. Para manter a balança favorável sem encarecer bens no mercado interno, a especialista sugere o investimento em maquinário e tecnologia de produção.

 

Juliana também condiciona o otimismo sobre a recuperação econômica à aprovação da reforma, especificamente a previdenciária. "De imediato, deixar de aprovar não teria impacto, porque a reforma da Previdência é algo a ser sentido no longo prazo. Mas implicaria perda de confiança no governo e no que ele conseguiria aprovar ou não posteriormente". A influência política na economia pode continuar a ser um fator de instabilidade, mas deve atuar com menos intensidade que nos anos anteriores.

 

"Projeções de crescimento têm por trás esse cenário de um bom encaminhamento das reformas. É uma condição necessária para nossos cenários e previsões. É de suma importância. As produções de bens de capital e bens de consumo duráveis tiveram um bom desempenho em 2018 e tendem a continuar apresentando essa trajetória positiva ano que vem", afirma o técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, Leonardo Carvalho. Ele destaca o bom ano do setor automotivo, algo que deve seguir crescendo. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) aposta num aumento de produção superior a 10% para 2019.

 

Mas o setor de construção civil ainda caminha a passos lentos, porém, já dá sinais de recuperação. Carvalho explica que o setor de infraestrutura pode ser impulsionado pelas concessões, em que o governo cede controle de aeroportos e rodovias, por exemplo, para a iniciativa privada, que assume os custos com esses equipamentos.

 

"O investimento público vai continuar ruim, porque o espaço fiscal é praticamente zero", avalia. Por ser um dos que mais emprega, ele associa essa possibilidade de alta na construção a uma melhoria de emprego e renda. Em 2018, a produção de maquinário para construção civil cresceu 15%, um  dos indícios de que ela se preparando para uma retomada.

 

No setor de serviços, que representa a maior parcela do PIB, a tendência deverá ser de melhora. O Ipea prevê crescimento de 2,9% para o próximo ano, muito além dos 1,8% previstos para 2018. Carvalho lembra que este foi um ano de menor endividamento das famílias. A inadimplência diminuiu e tanto a busca por empréstimo como a concessão dele devem seguir em crescimento. Aos poucos, com as contas cada vez mais em dia, o consumidor poderá voltar a contratar serviços e comprar bens de consumo duráveis. 

 

Esses itens costumam ser os primeiros a serem cortados em maus momentos.

 

Confiança

 

O Índice de Confiança da Construção (ICST) subiu 0,8 ponto e foi a 85,5 pontos em dezembro na comparação com o mês anterior, o maior patamar desde dezembro de 2014. As altas nos índices de confiança fazem parte do chamado "efeito lua de mel", se que dá entre o fim do período eleitoral e início de um novo governo.

 

Comércio

 

Na última quarta-feira, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou também que a confiança do comércio subiu 5,7 pontos em dezembro, atingindo 105,1 pontos, o maior valor desde abril de 2013.

 

Projeção

 

A FGV tem sido ligeiramente mais cautelosa na projeção do crescimento do PIB. Diferentemente dos 2,7% de alta do Ipea, a instituição prevê 2,4% de crescimento da economia.

 

Dólar

 

A variação cambial é um dos fatores que poucos economistas se atrevem a prever. Mas eles concordam que o dólar poderá se manter estável, próximo ao que já está. Como depende de fatores externos e movimento do banco central dos Estados Unidos, esse tipo de prognóstico é menos tangível.

ISABEL FILGUEIRAS

TAGS


Warning: include_once(includes/paginas/opovo/col.dir.php): failed to open stream: No such file or directory in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305

Warning: include_once(): Failed opening 'includes/paginas/opovo/col.dir.php' for inclusion (include_path='.;C:\php\pear;D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src/libs/google-api-php-client/src/') in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305

Warning: include_once(includes/paginas/opovo/online/geral/footer.php): failed to open stream: No such file or directory in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305

Warning: include_once(): Failed opening 'includes/paginas/opovo/online/geral/footer.php' for inclusion (include_path='.;C:\php\pear;D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src/libs/google-api-php-client/src/') in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305