Logo O POVO+
América espanhola
DOM

América espanhola

| DECISÃO | Por conta de ações criminosas de torcedores, final da Taça Libertadores entre River Plate e Boca Juniors só será hoje na capital espanhola, no estádio Santiago Bernabéu
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Após duas semanas de adiamento, River Plate e Boca Juniors entram em campo hoje, às 16h30min (horário de Fortaleza), para a final da Copa Libertadores. O palco do jogo - projetado como a maior decisão da competição - ocorre bem distante da Argentina. O estádio Santiago Bernabéu, em Madri (Espanha), recebe o duelo por conta de um episódio triste do futebol sul-americano.

 

O segundo jogo da final entre as duas maiores equipes da Argentina deveria ter ocorrido em 24 de novembro. Entretanto, a ação de vândalos da torcida organizada do River Plate - que apedrejaram o ônibus da delegação do Boca na chegada ao Monumental de Núñez, estádio do River -, provocou o adiamento da peleja.

 

Jogadores xeneizes, os meias Pablo Pérez, capitão do time, e Gonzalo Lamardo tiveram lesões na região dos olhos por causa do apedrejamento. Outros atletas passaram mal com o gás de pimenta utilizado pela Polícia para conter os criminosos.

 

Diante do cenário, a Conmebol resolveu realizar a final do torneio sul-americano em solo europeu, em decisão bastante criticada.

 

No confronto de ida, realizado na La Bombonera, estádio do Boca, os times empataram em 2 a 2. Em Madri, qualquer igualdade no placar leva a decisão para a prorrogação. Caso o duelo permaneça empatado, os rivais históricos vão decidir nos pênaltis. O vencedor da Libertadores garante uma vaga no Mundial de Clubes da Fifa e o prêmio de US$ 6 milhões.

 

O Boca pode igualar a marca do também argentino Independiente como maior campeão da Libertadores, com sete títulos. Já o River tenta chegar a sua quinta taça do torneio.

 

Para serem finalistas da competição, Boca e River eliminaram Palmeiras e Grêmio, respectivamente. Do lado dos xeneizes, Benedetto é a esperança de gols, após marcar quatro nos últimos três jogos da fase decisiva. Já no elenco dos Millonarios, Lucas Pratto é quem pode fazer a diferença e levar a equipe ao título.

 

O que você achou desse conteúdo?