Logo O POVO+
Piquenique celebra vitórias de prematuros
DOM

Piquenique celebra vitórias de prematuros

| Semana da Prematuridade |
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O sorriso da Gabriela Maia carrega uma trajetória muito maior que os dois anos e sete meses. Com nascimento nas 27 semanas de gestação e pesando somente 540 gramas, a menina superou 9 meses de internação e uma série de complicações. Para a mãe, a médica neonatologista Eveline Maia, 38, todo dia é de celebração. "Apesar de, na Medicina, eu ter tido o contato com as vitórias, também tinha total consciência das dificuldades. Mesmo assim, sempre tive fé de que ficaria tudo bem e ficou, eu tive um final feliz", conta e rapidamente corrige: "Um final não, estou só começando".

 

Mãe e filha integraram o encerramento da Semana da Prematuridade da Maternidade Escola Assis Chateubriand (Meac) em piquenique nos jardins da Universidade de Fortaleza (Unifor). O momento contou com a presença de profissionais da áreas de neonatologia e obstetrícia, pais, mães e muitos bebês brincando, correndo e sorrindo. Representantes do Hospital Geral de Fortaleza, Hospital Geral Dr. César Cals, Hospital Gonzaguinha de Messejana, Estácio e Unifor também participaram das atividades. "É o mês inteiro para a gente pensar e repensar as causas da prematuridade, as dificuldades, mas também celebrar vitórias", explica a enfermeira-chefe da Neonatologia da Meac, Ana Paula Melo.

 

A enfermeira neonatal Jocélia Oliveira, 38, levou a família inteira: as filhas Laura, 7 meses, e Letícia, 2 anos, e o esposo Leonardo Alves, 40. Laura nasceu com 35 semanas de gestação. "Não precisamos de internação, mas é muito apreensivo entrar em trabalho de parto antes do tempo".

 

Na Meac, por ser hospital de referência, um em cada quatro bebês nascem prematuros. A média nacional é de 12% de prematuros. Dentro desses números, estão histórias de famílias que passam meses até segurar os filhos nos braços pela primeira vez, que comemoram cada grama a mais, que vivem dias sem a previsão de ter, finalmente, a cria longe de uma incubadora e dentro do ninho preparado. Dentro desses números, há ainda equipes hospitalares obstinadas na luta não só dos bebês quanto das famílias. Na manhã de ontem, todos juntos celebraram a esperança, a gratidão e a força de pequenos vencedores.

 

O que você achou desse conteúdo?