Logo O POVO+
Como fazer uma composteira orgânica em casa
DOM

Como fazer uma composteira orgânica em casa

| Sustentabilidade |A compostagem caseira transforma restos de alimentos em adubo orgânico, rico em nutrientes para hortas, plantas e flores
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[VIDEO1]

Você sabia que pode reciclar lixo orgânico que produz? A compostagem caseira reduz o impacto ambiental ao transformar restos de alimentos em adubo orgânico, rico em nutrientes para hortas, plantas e flores. O processo pode ser realizado em casa e até em apartamento e não demanda muitos cuidados na manutenção. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o material orgânico corresponde a cerca de 52% do volume total de resíduos produzidos no Brasil.

[FOTO1] 

O processo pode ser feito com cascas de ovos, frutas, verduras, legumes, grãos e sementes, borra de café e sachês de chá (sem etiqueta). A composta, se feita da maneira correta, não deixa odor. Leny Pinheiro, formanda em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), explica que a composteira é a decomposição dos resíduos pela ação do tempo e da umidade, o que pode ser acelerado com o uso de minhocas.

 

[FOTO2]"Com esse processo, os nutrientes ficam prontos para a absorção das plantas. Por isso, a composteira é utilizada para fazer adubo orgânico. É interessante para quem tem horta caseira, para quem tem flores e plantas. É um adubo extremamente rico, orgânico e agroecológico. Você utiliza os resíduos da sua própria casa e não precisa comprar fertilizantes químicos ou adubos que você não sabe a procedência", frisa.

 

Ela destaca que fazer a compostagem caseira reduz a quantidade de lixo que vai para os lixões e as consequentes contaminações. "Você aproveita ao máximo aquilo que você consome. Esse é um modo compacto, desenvolvido para ser utilizado em um espaço reduzido", diz.

 

Leny detalha que a compostagem requer resíduos úmidos e secos. "Você pode balancear com qualquer tipo de vegetal seco. Três baldes são suficientes para uma casa com quatro pessoas, em média. Para saber quando está bom, é quando você não consegue mais identificar qual resíduo gerou o adubo", diz. O tempo médio de decomposição é em torno de 50 dias, com as minhocas, ele diminui para 30 dias.

 

Em vídeos do canal do Youtube Menos Um Lixo, Fê Cortez, ativista ambiental e defensora da Organização das Nações Unidas (ONU) Meio Ambiente pela campanha Mares Limpos, explica sobre o impacto da compostagem caseira. "Quando os resíduos orgânicos vão para os lixões, se transformam em gás metano, 20 vezes mais poluente que o CO2 (dióxido de carbono), principal gás do efeito estufa". Segundo a palestrante, o Brasil composta apenas 1% do lixo orgânico.

O que você achou desse conteúdo?