Logo O POVO+
Haddad chama Bolsonaro de soldadinho de araque
DOM

Haddad chama Bolsonaro de soldadinho de araque

| EM FORTALEZA | Acompanhado de lideranças nacionais e locais, o presidenciável do PT reuniu multidão na Praça do Ferreira
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

Ao discursar ontem, na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, o candidato à Presidência, Fernando Haddad (PT), manteve o tom crítico a seu adversário, Jair Bolsonaro (PSL). Ele deu ênfase para a ausência nos debates e para as denúncias de compra, por empresários apoiadores do militar, de pacotes de envio de mensagens no WhatsApp contra o Partido dos Trabalhadores.

 

"Ele caiu numa armadilha. O Tribunal Superior Eleitoral e o Ministério Público agora abriram inquérito para investigar", afirmou. "A armação deles era para que isso terminasse no 1º turno. (Mas) Ele foi obrigado a enfrentar um 2º turno e a sujeira toda veio à tona. Agora ele vai ter que se explicar".

 

Segundo o petista, o capitão reformado não consegue enfrentá-lo. "Ele não tem coragem de falar na minha cara o que o Whatsapp dele falou durante uma campanha inteira", acusou. "Soldadinho de araque! Soldadinho de araque!", atacou. A multidão reagiu com entusiasmo à fala.

 

Haddad afirmou ainda que a elite ficou dois anos procurando um candidato para representá-los. "Acharam o que tem de pior no Congresso Nacional. Uma aberração, que só fala em violência (...) É uma figura doentia que só tem ódio no coração", disse. Os apoiadores reagiram com gritos de "Ele Não!"

 

O discurso do petista encerrou a caminhada realizada pelo Centro durante a manhã de ontem. A concentração na Praça da Bandeira reuniu diferentes grupos em apoio ao presidenciável, como ambientalistas, psicanalistas e militantes de outros partidos, como Psol e PCdoB. Nos carros de som, era possível ouvir desde o jingle da campanha até discursos de lideranças evangélicas, que chamavam os cristãos a votarem no presidenciável petista "contra o ódio, a favor do amor".

 

Fernando Haddad chegou ao ato por volta das 9h40min, acompanhado do governador do Ceará, Camilo Santana. Mesmo com o carro disponível para o trajeto, o presidenciável preferiu seguir a pé. Nenhum dos irmãos Ferreira Gomes compareceram ao ato. Contudo, em Sobral, o senador eleito, Cid Gomes (PDT), fez panfletagem em favor de Haddad na manhã de ontem.

 

O presidenciável cumpriu a agenda em Fortaleza acompanhado por lideranças locais e nacionais da legenda, como a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o deputado federal reeleito, José Guimarães. A mulher do presidenciável, Ana Estela, também participou.

 

O candidato à Presidência da República pelo Psol, Guilherme Boulos, também marcou presença durante o ato. "O que aconteceu essa semana deixou claro que a campanha de Jair Bolsonaro está construída em cima de fraude, de ilegalidade. Nós viemos a Fortaleza para fortalecer esse movimento de virada", afirmou. À tarde, o petista seguiu para o município do Crato, no Cariri.

 

A agenda no Ceará, no último fim de semana de campanha, antes do 2º turno, integra estratégia do petista de manter a boa votação no Nordeste e herdar votos do candidato à Presidência derrotado (PDT), Ciro Gomes. Hoje, Haddad deve ir a São Luís (MA) ao lado do governador reeleito, Flávio Dino (PCdoB). O encerramento da campanha também deve ser no Nordeste. As opções são a Bahia e Pernambuco.

Com agência Estado

 

EDUCAÇÃO

Fernando Haddad iniciou a fala elogiando a gestão do governador Camilo Santana (PT) na Educação e reforçou projetos que realizou no Ceará quando esteve à frente do Ministério da Educação.

 

Bastidores

 

QUESTIONADO sobre a fala de Cid Gomes (PDT) na última segunda, 15, Haddad respondeu que não iria mais comentar o assunto. Quando indagado se lamentava a ausência de Ciro Gomes (PDT), disse apenas que valorizava o apoio do pedetista e que veio ao Ceará em busca de conquistar os eleitores dele.

 

ENTRE AS LIDERANÇAS presentes na caminhada, estavam os deputados estaduais Elmano de Freitas (PT) e Renato Roseno (Psol), o presidente da Câmara dos Vereadores Salmito Filho (PDT) e os deputados federais Inácio Arruda (PCdoB) e Odorico Monteiro. Entre as ausências, a da deputada federal Luizianne Lins (PT), que foi ao ato na noite de sexta, na Praia de Iracema.

 

O que você achou desse conteúdo?