Logo O POVO+
"É preciso estar aberto ao diálogo"
DOM

"É preciso estar aberto ao diálogo"

Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Política partidária era assunto a ser evitado no grupo da família do advogado Evandro Nogueira, 42, no aplicativo Whatsapp. "Quando o grupo da família foi criado a gente tentou limitar os assuntos ao que fosse do convívio familiar, coisas nossas mesmo, para poder manter a convivência", conta, acrescentando que gostaria de debater mais, mas silencia em respeito ao que foi acordado em conjunto.

 

Entretanto, ele comenta que devido ao acirramento do clima político, a regra tem sido ocasionalmente esquecida. "O grupo da gente é bem separado, tem uma parte que é mais de esquerda e outra parte que é mais de direita, então frequentemente dá conflito de opinião porque a turma não consegue simplesmente expor o ponto de vista de uma forma que o outro não se sinta agredido".

 

A mais recente troca de argumentos dos adeptos de presidenciáveis adversários causou uma debandada. Há cerca de duas semana uma tia "muito querida" por ele fez uma postagem falando de um dos candidatos, quando começaram a vir as opiniões diversas, ela "pulou fora" do grupo. O movimento foi seguido por outros familiares, até que o espaço virtual que agregava aproximadamente 20 pessoas perdeu um terço dos integrantes.

 

"Quando você faz um negócio desses está se abrindo ao debate, o normal é que se esteja receptivo a uma mensagem, uma opinião que seja contrária", comenta Evandro. De temperamento conciliador, o advogado diz que tenta manter o grupo unido, mas se ainda assim a discussão se instala, ele participa.

 

"Não adianta ficar tentando se as pessoas não conseguem seguir o que eles mesmos estabeleceram, então agora eu vou dar de ombros, se mandarem algum vídeo, alguma coisa do Bolsonaro ou do Haddad ou alguma notícia que possa ser ofensiva ao outro e surgir uma discussão vou participar dela, não vou mais ficar falando: 'Ó pessoal, vamos acalmar aqui', declara.

 

Atualmente, o grupo ainda está "bem paradinho", mas Evandro acredita que em breve ele será reanimado. "A minha família é meio doida, é muito apaixonada, então como a gente está agora em um período muito acalorado, as opiniões estão fortes e vai demorar um pouquinho para o pessoal sentar e conversar de novo, mas eu acho que depois de um tempo vão conseguir conversar. Até que haja um momento semelhante e o pessoal volte a discutir".

Naiana Gomes

 

O que você achou desse conteúdo?