Logo O POVO+
Autoestima na passarela
DOM

Autoestima na passarela

| Mês do idoso | Doses diárias de autoestima podem ser aliadas poderosas ao envelhecimento. É preciso pensar modos de vivenciar a maturidade com saúde
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Amanhã, 1º de outubro, é o Dia Mundial do Idoso. Para comemorar a data, 40 mulheres com mais de 60 anos, que decidiram conquistar poder em plena maturidade, irão invadir as passarelas do Shopping Benfica no próximo dia 12 de outubro. Maxicolares, vestidos de festa, saltos número 15 são novidades para a maioria delas. Isso não fez, no entanto, com que se encabulassem. O grupo deve modelar com roupas e acessórios de várias marcas, muitas delas de lojas do próprio centro comercial. O projeto Deusas da Luz é da Felipe Frorrentz Escola e Agência de Modelos, que oferece gratuitamente cursos de modelo, manequim, maquiagem, bom comportamento e postura para essas mulheres, que aprenderam a conquistar a autoestima e autoconfiança. 

 

Antônia Cavalcante de Oliveira, 62, aprendeu a usar salto alto. "Eu me sentia a gata borralheira", brinca. Valéria Serrazul, 61, diz que sempre gostou de se arrumar, mas que o fato de estar sendo valorizada e incentivada a faz se sentir poderosa. "A beleza aflora", gargalha. Henriqueta Antônia, 60, foi uma das últimas a entrar no projeto do desfile e já percebe uma mudança fundamental: passou a se cuidar, a "estar sempre apresentável", conforme diz.

 

Valéria Serrazul tem, no marido, o maior incentivador. "A gente se sente mais glamurosa. Aqui a gente é bem tratada, faz amizades". Dono da agência, Felipe Frorrentz pretende realizar outros desfiles, dessa vez, incluindo várias gerações de modelos. "É libertador resgatar a autoestima dessas mulheres maravilhosas. Elas já são lindas por natureza. Estou só mostrando a elas isso", diz.

 

Oneida Pinheiro, 71, desfilou durante a juventude. Aos 15 anos, o porte alto e a beleza a fizeram ser modelo da estilista Ednéia Mendes, destaque na Cidade na década de 1960. O casamento e a maternidade a fizeram dar uma pausa das passarelas. Tempos depois, após o divórcio, veio o convite para ser uma das Deusas da Luz. Isso a fez reviver os momentos de passarela e, principalmente, de autoestima. E os filhos hoje são seus maiores incentivadores. "Eu me sinto maravilhosa, não vou mentir. Poderosa mesmo. E vejo que a melhor coisa do mundo o dinheiro não pode dar. É você envelhecer se sentindo bonita e se amando", ensina.

 

É importante buscar meios de usar esse período de vida a seu favor, da maneira mais apropriada. "É um direito do idoso usar o tempo livre após a aposentadoria para a promoção da saúde mental e física. Eles devem se ater à prática de atividades físicas, fazer bem ao corpo e à mente, praticar meditação, se integrar a grupos sociais, conhecer pessoas, partilhar experiências", recomenda o professor de medicina clínica da Universidade Federal do Ceará (UFC), Gilberto Sousa Alves.

 

Desfile

O desfile do projeto Deusas da Luz será realizado no próximo dia 12 de outubro, às 16h30min, no salão de eventos, no 2º piso do Shopping Benfica. É gratuito.

Informação: 3243 1000.

 

 

O que você achou desse conteúdo?