Logo O POVO+
Henrique Meirelles: Um pacto pela confiança
DOM

Henrique Meirelles: Um pacto pela confiança

O POVO publica artigos com candidatos a presidente. Nesta semana, Henrique Meirelles
Edição Impressa
Tipo Notícia

Confiança é a palavra que tem mais significado para a mudança que precisamos fazer no Brasil. Confiança é sinônimo de fé, segurança, convicção, otimismo e credibilidade. Conecta os diferentes, constrói pontes e rompe preconceitos. Está na base das relações humanas, traz paz, move a economia e gera bem-estar.

[SAIBAMAIS]O Brasil precisa mudar e, para mudar, os brasileiros precisam de confiança. É preciso acreditar no potencial e no destino do País. Os brasileiros podem mais. Podem ter mais empregos e gerar mais renda para suas famílias. Podem viver em segurança, educar seus filhos em escolas melhores e dispor de um bom sistema de saúde. Podem ampliar a participação da mulher, reduzir as desigualdades e dar vez aos excluídos. Podem ter o País com que sonham.

O primeiro passo é acreditar que é possível chegar lá. Foi isso o que norteou minha vida. Nasci no interior de Goiás. Estudei em escola pública e me tornei o único brasileiro a presidir um grande banco estrangeiro. Saí da iniciativa privada no auge da carreira porque ouvi o chamado para contribuir com o País.

A convite do presidente Lula, assumi o Banco Central quando a inflação, os juros e o dólar estavam fora de controle. Restabeleci a confiança. O País atravessou um dos seus maiores períodos de prosperidade. Os empregos voltaram, houve dinheiro para o Bolsa Família e 35 milhões de pessoas saíram da pobreza rumo à classe média. O Brasil estava no caminho certo.

Mas aquilo que se constrói com esforço e suor pode ser destruído facilmente. No governo passado, política econômica cedeu lugar à incompetência e ao populismo. A confiança sumiu. O País mergulhou na maior recessão da história. A economia despencou 7,2%. Fui chamado para assumir o Ministério da Fazenda e restaurar a confiança. Superamos a crise.


Todos sabem que isso não é o suficiente. O País precisa de muito mais. Temos de voltar a crescer 4% ao ano, como quando eu presidia o Banco Central. É necessário mais recursos para ampliar o Bolsa Família com o Cartão Família, um cartão de crédito para quem está no programa. É preciso dinheiro para fazer o ProUni da educação básica e tantas outras medidas que pretendo implantar no próximo ano.

Voltamos ao ponto de partida: a confiança e seu papel na eleição. Confiança é uma via de mão dupla. Confio nos brasileiros e mereço sua confiança porque falo a verdade. Não aceito demagogos de esquerda ou direita que querem trazer de volta as políticas que destruíram empregos e trouxeram pobreza ao Brasil. Rodei o País nos últimos meses. Sei que os brasileiros partilham da minha confiança. Vamos construí-lo juntos.  

 

 

Henrique Meirelles  

imprensa@henriquemeirelles.net

Candidato do MDB a presidente da República

O que você achou desse conteúdo?