Logo O POVO+
O suplente dos sonhos de Cid
DOM

O suplente dos sonhos de Cid

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

Os nomes dos integrantes das chapas completas nas candidaturas ao Senado costumam dizer muito do que está em jogo, nas perspectivas imediatas e, especialmente, quanto aos planos de futuro. No caso da disputa eleitoral no Ceará em 2018, chamou atenção especial a presença do empresário Prisco Bezerra, irmão do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, como primeiro suplente de Cid Gomes, do PDT, ou seja, em caso eventual de afastamento do titular será ele quem assumirá o mandato. Isso tudo, evidentemente, se eleito o pedetista. O aspecto inicial surpreendente do movimento está no fato dele representar, para Prisco, abrir mão de uma eleição como deputado federal que muitos consideravam certa.

Valeria a pena? Considerando o que gente próxima a Cid ouve, de algum tempo, certamente, porque é real a possibilidade dele largar o Senado em dois anos para ir atrás do sonho, que nunca fez questão de esconder dos mais próximos, de ser prefeito de Fortaleza um dia. Chance que pode surgir na disputa de 2020, quando RC conclui a segunda passagem pelo cargo, sem mais direito a reeleição, o que representaria atropelar o "nome natural" na fila, o atual presidente da Câmara de Vereadores, Salmito Filho, hoje no PDT como todos eles. Este ponto, aparentemente, sem traumas.

Prefeito de Sobral entre 1997 e 2004, Cid Gomes costuma dizer que tem mais saudade desse tempo do que do período como governador do Ceará, que estendeu-se de 2007 a 2014.

 

 

Na sua visão, administrar um município é muito mais prazeroso, no sentido de permitir um contato físico real com o que é feito, de encontrar o beneficiado em carne e osso, de sentir o efeito direto de uma obra sobre a realidade. Quanto a Roberto Cláudio, quem estiver curioso em saber como entra na equação, além de ceder o irmão à chapa de Cid, poder vê-lo senador e passar a cadeira ao líder e correligionário, ao fim do mandato atual, a tendência é que siga para aquele período de estudos nos Estados Unidos e depois volte candidato do grupo à sucessão de Camilo. É como está pensado por eles, mas o eleitor precisará concordar, quando consultado algumas vezes, até que tudo se materialize.

 

Pronta e inacabada

 

Sabe aquele prédio suntuoso na curva da Washington Soares, com pracinha em frente, tudo bem cuidado etc e uma placa enorme identificando-o como sede da OAB no Ceará? Continua sem uso, quase vazio, à espera de móveis novos que viriam doados, sabe-se lá porquê, da seccional do Rio de Janeiro.

 

O presidente está só

 

Para ser mais preciso, o imóvel não está de todo desocupado.

 

O presidente Marcelo Mota, e apenas ele, despacha desde o conforto da nova sede, enquanto todo o restante da diretoria da OAB permanece com suas atividades rotineiras na subsede da Lívio Barreto, 668, na Aldeota. Para queixa de alguns, embora ainda em voz baixa.

 

Na alegria e no mandato

 

A Assembleia pode viver uma situação inédita na próxima legislatura, caso o PSD consiga eleger Domingos Filho e Patrícia Aguiar como deputados estaduais. Seria o primeiro casal a cumprir mandato simultaneamente, mesmo que os adversários prefiram ver o movimento sob outra ótica, menos glamourosa e histórica.

 

A versão da outra turma

 

É, de qualquer forma, uma aposta alta do conselheiro em disponibilidade do TCM e ex-presidente da Assembleia. A mulher dele, ex-prefeita de Tauá, tem enfrentado algumas denúncias e poderá encontrar dificuldade para levar a candidatura adiante. Neste caso, com os dois homologados na chapa, a presença da família na disputa por vaga na Assembleia fica assegurada. Adversários dizem que este seria o real objetivo da dupla candidatura.

 

O general sem tropa

 

Desconhecido do eleitor cearense e aposta do senador Tasso Jereissati como candidato do PSDB ao governo exatamente por isso, o general Guilherme Teophilo cumpre maratona pesada para seus 63 anos no esforço de chegar à fase real de campanha menos dependente de seus dois padrinhos principais. Além do próprio Tasso, o deputado estadual (e candidato à Câmara Federal) Capitão Wagner.

 

Tucano que anda e fala

 

Foram, de 21 de abril até agora, 85 entrevistas a emissoras de rádio, boa parte delas presenciais. Um corpo-a-corpo que determinou viagens a 26 municípios em pouco mais de três meses e que focou de maneira muito clara no Cariri (de onde vem o governador e adversário Camilo Santana), região onde a caravana oposicionista esteve pelo menos três vezes.

 

 

Números expressivos, mas que ainda não há como dizer que se traduzem em votos.

 

Velocidade na largada

 

É no mesmo sentido de não perder tempo que a campanha tucana larga no dia 16, quinta-feira próxima, apresentando o plano de governo do general. Será no comitê central, que funcionará em imóvel localizado no cruzamento da Heráclito Graça com a João Cordeiro.

O que você achou desse conteúdo?