Logo O POVO+
Carnaval. Ceará dá samba
DOM

Carnaval. Ceará dá samba

| SAPUCAÍ 2019 | União da Ilha também terá o Ceará no enredo. Empresários que fecharam a parceria acreditam que desfile funcionará como vitrine para o Estado
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

José de Alencar e Rachel de Queiroz, dois dos maiores nomes da produção literária cearense, vão ter um encontro regado a samba no Carnaval do ano que vem. A aproximação dos autores em plena Sapucaí se dará a partir do enredo, escolhido na semana passada, pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba União da Ilha do Governador: “A peleja poética entre Rachel e Alencar no avarandado do céu”. No desfile, a escola irá trazer diversos aspectos da cultura cearense. O tema chegou à União da Ilha a partir de iniciativa do presidente do SindConfecções - CE, Elano Guilherme, com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). Além da literatura, a moda e outras linguagens também terão destaque.

 

Elano explica que a intenção com a parceria é usar o potencial de visibilidade do Carnaval do Rio de Janeiro como plataforma de divulgação do Ceará. “Ao assumir o SindConfecções, no final do ano passado, foi diagnosticado dentro do planejamento estratégico que precisávamos dar novamente visibilidade não só à moda feita no Ceará, mas à economia, ao que é feito pelo nosso povo, nossa cultura, nossas tradições. Veio, então, o sonho de levar o Ceará para a maior passarela do mundo, a Marquês de Sapucaí”, explica. Uma série de reuniões e encontros entre representantes da escola e do Sindicato tornaram a intenção possível. Elano ressalta, ainda, que não há patrocínio do enredo e há intenção de envolver outros sindicatos através da Fiec.

[FOTO2]

“Aconteceu de maneira bem natural, com base na amizade, confiança e na forma apaixonada que a escola abraçou a ideia”, avança Elano. Para Djalma Falcão, presidente da União da Ilha, a escolha pela temática se justifica a partir da multiplicidade de abordagens que o Ceará possui. “Fiz uma viagem ao Estado e, em reunião com Elano e outras autoridades, fechamos o enredo por entendermos que se trata de um tema muito rico, que nos proporcionará um grande desfile”, afirma. Ele informa, ainda, que somente o enredo foi definido, e não o samba-enredo. “Será feita uma disputa com várias obras que vão sendo eliminadas até chegar a grande final, onde será escolhido o samba que representará a escola na avenida”, explica. Portanto, detalhes como letra, narrativa do desfile e elementos e referências visuais serão pensados e produzidos ao longo deste semestre.

 

O presidente garante que a escola e seus componentes abraçaram o tema. “O enredo teve 100% de aprovação da comunidade e também da mídia especializada. Não poderia ser diferente, afinal estamos falando de dois expoentes da literatura e de um grande estado”, celebra. Com a visibilidade, Elano conta que o sindicato pretende atrair a atenção para o potencial do Ceará. “O Carnaval é um dos maiores eventos do mundo e isso certamente atrairá mais olhares para o Ceará. Nossa missão é concentrar energia para mostrar de maneira positiva todo o potencial da cultura e economia cearenses”, defende.

 

O desfile da União da Ilha não será o único que retratará o Estado no Carnaval do Rio de Janeiro no ano que vem. A Sapucaí receberá, ainda, o Bode Ioiô como protagonista do desfile da Paraíso do Tuiuti - que, em 2018, se destacou na Avenida com o “Temer vampiro” e críticas à reforma trabalhista. A escolha pelo icônico personagem cearense, que foi eleito vereador em 1922, aponta que a escola seguirá o caminho político.

 

%2bCEARÁ

 

O Ceará já foi tema de desfiles de Escolas de Samba em anos anteriores na Sapucaí. Confira destaques:

 

1970

Trouxeram o Ceará ao desfile, no então Grupo 2 (hoje chamado “grupo de acesso”) do Carnaval carioca, as escolas Paraíso do Tuiuti e União de Vaz Lobo. Curiosamente, ambos eram relacionados a José de Alencar: Alencar, patriarca da literatura brasileira e Iracema, a virgem tupã, respectivamente.

 

2016

Mais uma vez, a Paraíso do Tuiuti se dedicou a cantar o Ceará na Sapucaí. Foi com o tema A Farra do Boi que a escola subiu ao grupo especial. O samba-enredo, que se baseia na história do Boi Mansinho, faz menções e referências à fé popular, ao Padre Cícero e à região do Cariri.

 

2017

A mais recente participação cearense no Carnaval carioca foi no ano passado, na Beija-Flor de Nilópolis, que apresentou-se com o tema A virgem dos lábios de mel - mais uma vez, José de Alencar presente na Sapucaí.

 

O que você achou desse conteúdo?