Logo O POVO+
Disputa pelos prefeitos dos maiores municípios se intensifica
DOM

Disputa pelos prefeitos dos maiores municípios se intensifica

Edição Impressa
Tipo Notícia

 

A queda de braço por apoio tem feito a oposição perder prefeitos de municípios que são considerados, politicamente, chave para a disputa para o Governo do Ceará em 2018. Exemplo disso é o caso de Caucaia, cujo prefeito Naumi Amorim (PMB) acaba de declarar apoio à reeleição do governador Camilo Santana (PT).

 

Na última quinta-feira, 17, em solenidade na cidade, politicamente estratégic a e localizada na Região Metropolitana de Fortaleza, com a presença da primeira-dama estadual, Onélia Leite, o prefeito fez o anúncio da parceria.

 

A declaração surpreendeu porque Amorim integra o grupo do ex-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios Domingos Filho e do deputado federal Domingos Neto, ambos do PSD, que integram a linha de frente da oposição ao governador.

[QUOTE1] 

Também na última semana, o prefeito de Maracanaú, Firmo Camurça (PSDB), apareceu abraçado com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB), após encontro em Brasilía. Na pauta oficial, a reunião tratou de recursos para obras de drenagem e pavimentação da Cidade, mas o encontro também abriu dúvidas sobre a possibilidade de aproximação com o senador, que busca oficializar aliança com Camilo. Ex-petista. o hoje tucano é ligado ao ex-deputado federal Roberto Pessoa, por sinal, atualmente vice-prefeito.

 

Para o deputado federal Danilo Forte (PSDB), o cenário ainda é incerto para saber se a base terá ou não a capilaridade que demonstra. Isso porque, no entendimento dele, muitos prefeitos demonstram aproximação com o governador por necessitar da liberação de recursos, mas podem se aproximar da oposição quando a disputa estiver mais próxima. “Só em junho se encerra o prazo para liberação dos novos recursos. É aí que a gente começa a ver alguma coisa”, comenta. “Existe uma opressão de só liberar recurso para quem estiver do lado. Isso é abuso. Acho que o Ministério Público Eleitoral deve estar atento”, diz.

RC

 

O que você achou desse conteúdo?