Logo O POVO+
Internet e tecnologia são usadas para ajudar na prática da meditação
DOM

Internet e tecnologia são usadas para ajudar na prática da meditação

| QUALIDADE DE VIDA | A prática vem sendo cada vez mais utilizada como recurso para se alcançar equilíbrio, saúde e presença
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]
Estar presente no aqui e agora com o que quer que aconteça é um dos grandes desafios do homem moderno, que se vê dividido entre mente, corpo, sentimentos, memórias e planos. Na busca por integrar-se, a meditação tem sido utilizada cada vez mais como um recurso para aquietar a mente, trazer qualidade de vida e saúde.

 

Desconectar da mente, que está ativa em tempo integral até mesmo quando a pessoa está dormindo, é o grande desafio, explica Sarasai Amrita, terapeuta com mais de 30 anos de meditação no Brasil e em outros países como a Índia. Ela é coordenadora de meditação da Osheanic International, espaço que existe há mais de 10 anos na Prainha. O local oferece três meditações diárias e gratuitas. Caso a pessoa queira usufruir da estrutura e das refeições, é preciso pagar por um “daypass”.

[SAIBAMAIS] 

Segundo Sarasai, atécnica de meditação ativa criada pelo mestre indiano Osho vem facilitar o caminho para o homem ocidental. Inclui movimentos como respirar, chacoalhar, correr ou pular, promovendo liberação de energia e a livre expressão.“Ativa quer dizer que vai mover o corpo para dar uma acalmada na mente. Se eu digo que vamos sentar aqui uma hora e ficar em silêncio, a mente já diz ‘eu não posso’ e vai encontrar mil desculpas”, esclarece a terapeuta.

 

Para criar o silêncio interior, é preciso estar totalmente presente, seja em movimento ou parado. “Quando a gente diz ‘vou meditar’, na verdade vai praticar uma técnica onde pode entrar em contato com o silêncio interior”. Sarasai destaca que é possível meditar em qualquer hora, lugar, no ambiente de trabalho ou ao ar livre, basta estar total naquilo que está fazendo, sem a mente dividida em mil lugares.

[QUOTE1] 

A dica para iniciantes é optar pela meditação respiratória, indica David Rodrigues, coordenador de estudos no Centro Budista KadampaBodhisattva, localizado no bairro Papicu. David diz que não existe uma postura obrigatória, sendo importante apenas sentar de maneira confortável e coluna ereta. “Preste atenção no ar entrando e saindo, buscando não se apegar a pensamentos. Faça 20 longas respirações e comece a direcionar a atenção”, recomenda.

 

Recebendo um perfil variado de clientes e de religiões diferentes, o Centro Budista funciona há mais de 10 anos oferendo meditações gratuitas, além de palestras e cursos na área de autoconhecimento. “Bodhisattva quer dizer a mente que deseja de forma espontânea atingir um estado de iluminação para beneficiar os outros, e se tornar alguém melhor”, explica David.

 

Também é possível praticar meditação com recursos da internet, vídeos ou aplicativos de smartphones. “É um começo, uma ajuda. Se não pode sair de casa, ligando o computador, pode tirar uns minutos e fazer essa experiência. Tudo é válido quando a gente quer e precisa realmente”, avalia Inácia Costa, coordenadora da Brahma Kumaris Fortaleza.

 

O espaço funciona no Centro de Fortaleza desde 1991 e oferece cursos de meditação Raja Yoga, além de palestras e workshops de autodesenvolvimento. “Raja significa real, supremo. Você se torna o governante, o rei da sua própria vida”, explica Inácia. Na visão da coordenadora, a atmosfera de negatividade do mundo tem levado ao sentimento de medo e insegurança. Assim, as pessoas procuram a meditação para se fortalecer e obter paz interna.

 

Meditação é um processo de prática e disciplina, ressalta Jamie Barteldes, professora de Yoga e coordenadora pedagógica do Ganesha Yoga Fortaleza. O espaço funciona desde 2015 no bairro de Fátima.Ela adverte que o praticante não desenvolve uma mente calma da noite para o dia, mas compreende quais são os padrões de pensamento que o impedem de focar no momento presente. “Gradativamente, através de uma prática frequente e disciplinada, focar no momento presente vai se tornando mais fácil”, diz.

 

SERVIÇO

 

Osheanic

Onde: av. 13 de Fevereiro, 3059 – Prainha Contato: 3113.1821

 

Centro Budista KadampaBodhisattva (Meditar Fortaleza)

Onde: av. Santos Dumont, 5335, sala 313, Papicu

Contato: 99189.3564 / 3258.1556

 

Brahma Kumaris

Onde: rua Gonçalves Lêdo, 1438 – Centro Contato: 3224.5390

 

Meditação da Lua Cheia

Onde: Aterro da Praia de Iracema, ao lado do espigão da Rui Barbosa

Contato: 98818.1692 / artedeviver.org.br

 

Ganesha Yoga Fortaleza

Onde: av. 13 de Maio, 1422, sala 16 - Bairro de Fátima

Contato: 98613.4923

 

Centro Zen (Instituto Gaia)

Onde: rua José Vilar, 964 - Aldeota

Contato: 3224.9770

 

Meditação Transcendental

Onde: rua Gal. Silva Jr. 154, Bairro de Fátima

Contato: 99784.1973

 

O que você achou desse conteúdo?