Logo O POVO+
Relato de uma batalha
DOM

Relato de uma batalha

MMA livro-reportagem a grande luta narra o cotidiano de um lutador de artes marciais mistas à margem dos grandes eventos do esporte no Brasil, como o UFC
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Era 2016, e o lutador Acácio “Pequeno” dos Santos precisava perder 20 kg se quisesse subir ao ringue e encarar o seu maior desafio no MMA: uma luta que o credenciaria para ingressar no maior campeonato de artes marciais mistas do mundo, o Ultimate Fighting Championship (UFC).


A poucos dias do combate, porém, a dieta parara de emagrecê-lo. Era preciso recorrer a expedientes mais severos: a desidratação. Primeiro, numa banheira com água fervente instalada num motel. Em seguida, trancado num carro com o aquecedor ligado na temperatura máxima.


Depois de cumprir essa via-crúcis durante a qual esteve a ponto de desfalecer, Acácio finalmente perdeu os quilos de que precisava. Entrou no octógono no dia e hora acertados. E venceu a batalha.


A grande luta, livro-reportagem de Adriano Wilkson lançado pela editora Todavia, não trata apenas da dramática preparação de Acácio, um dos lutadores de MMA mais promissores hoje. Por um ano, o jornalista acompanhou de perto a rotina do atleta. A dupla jornada de emprego, o casamento com Jéssica, também lutadora de MMA, e a notícia de que seria pai. O resultado não é apenas uma narrativa clássica de bom jornalismo, que expõe o submundo de um esporte ainda considerado marginal no País do futebol.

A partir do relato, Wilkson faz a mais completa radiografia do MMA no Brasil, esporte cuja extração revela inclusive simpatias políticas dos lutadores. Como quando o autor narra o encontro entre um praticante de artes marciais mistas e o pré-candidato a presidente Jair Bolsonaro, no Rio.

“Minha impressão é a de que o deputado é bastante popular nesse meio. Ele parece ser visto como alguém moralizador e disciplinado, e seu discurso casa bem com o que muitos atletas vivem no dia a dia da academia”, conta Wilkson em entrevista
ao O POVO.


O livro, porém, vai além disso. A exemplo dos grandes ensaios sobre futebol, o autor serve-se do jornalismo para construir um painel social do universo de lutas no Brasil, uma esfera na qual a estridência luminosa de grifes como o UFC são apenas uma pequena parte. 

 

LITERATURA


OBRAS SOBRE LUTAS


Livro clássico não apenas sobre boxe, mas sobre jornalismo, A luta, de Norman Mailer, narra o encontro entre os pugilistas Muhammad Ali, que perdera o título mundial dos pesos pesados por se recusar a lutar no Vietnã, e o campeão George Foreman.

Segundos fora, romance do ficcionista argentino Martín Kohan, é o relato de um embate entre um lutador do seu país e um americano, que, mesmo tendo sido nocauteado, acaba sendo declarado vitorioso no combate.

 

SERVIÇO


A grande luta - um atleta brasileiro entre a glória e o abismo

Autor: Adriano Wilkson
Editora: Todavia
Páginas: 192
Preço: R$ 37 

O que você achou desse conteúdo?