Logo O POVO+
Procura por vacina lota postos; imunização continua neste domingo
DOM

Procura por vacina lota postos; imunização continua neste domingo

| H1N1| Secretaria da saúde do município reforça que a oferta de doses neste momento é exclusivamente para grupos prioritários
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]
A corrida em busca da vacina contra a Influenza lotou as unidades de saúde que ofertaram as doses da imunização ontem, 21. Desde sexta-feira, 20, a campanha foi antecipada devido ao aumento epidemiológico da doença no Ceará. A vacina disponível cobre três subtipos (H1N1, H1N1 tipo B e H3N2). Porém, ela tem maior eficácia para o H1N1. A duração da imunização é em torno de um ano.

 

No posto de Saúde Paulo Marcelo, no Centro, a fila fez volta no quarteirão. No local, as 180 fichas distribuídas nos primeiros minutos de funcionamento da unidade não foram suficientes. A maioria eram idosos e crianças. Graça Bezerra, 71, chegou no local às 8 horas mas preferiu não ficar por conta da fila. “Eu me vacino aqui há 20 anos e nunca vi essa fila desse tamanho”.

 

No local foram abertas quatro salas de vacinação. Houve tumulto na entrada devido a lotação. Além da imunização contra influenza, estavam sendo ofertadas vacina contra febre amarela, vacinas infantis e a antirrábica. Com filha recém-nascida, Lorena Alexandre, 35, foi em busca de uma das doses da vacina BCG para a filha. Ela conta que a fila grande não atrapalhou o atendimento e que aproveitou para tomar a vacina contra o Influenza.

 

Às 6h30min, as filas também já estavam formadas no Centro de Saúde Meireles, a Secretaria da Saúde do Ceará informou que foram disponibilizadas duas mil doses da vacina no local ontem. Apesar de lotado, o atendimento ocorreu sem lentidão.

 

Na clínica particular Núbia Jacó, centenas de pessoas fazem fila desde sexta-feira. Ontem pela manhã, durante visita do O POVO, mais de 150 pessoas se organizaram na calçada à espera da imunização.

 

Conforme Vanessa Soldatelli, coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, as equipes nos postos de saúde da Prefeitura foram reforçadas para o atendimento neste fim de semana. Ela reforça que somente pessoas do grupo prioritário devem procurar a rede pública de saúde.

 

“Quinta-feira nós recebemos 125 mil doses, que é só 25% da nossa meta. Primeiro iremos atingir a meta vacinando essas prioridades e só depois abriremos para o público em geral”, explicou. A coordenadora garante que há imunização suficiente.

 

De acordo com ela, novas doses chegarão amanhã, 23, e na quinta-feira 26. A campanha vai até o dia 1º de junho. “Cada pessoa imunizada protege de 11 a 17 pessoas indiretamente, é o que chamamos de proteção de rebanho.

 

Nossa meta é vacinar 600 mil pessoas em Fortaleza, isso garante proteção indireta à seis milhões, isso é muito mais que nossa população”, diz. No Ceará, a meta de cobertura vacinal ultrapassa dois milhões de habitantes.

 

Conforme o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), são 24 os casos confirmados de síndrome respiratória aguda grave causada pelo vírus H1N1 no Ceará.


ONDE SE VACINAR NESTE DOMINGO?

POSTOS DE SAÚDE ABERTOS HOJE, DAS 8H ÀS 17 HORAS

Posto de Saúde Carlos Ribeiro R. Jacinto Matos, 944 - Jacarecanga. (85) 3452 6376

Posto de Saúde Paulo Marcelo Rua Vinte Cinco de Março, 607 - Centro). (85) 3105 1455

Posto de Saúde Irmã Hercilia Aragão: Rua Frei Vidal, 1821 - São João do Tauape. (85) 3452 1883

Posto de Saúde Anastácio Magalhães Rua Delmiro de Farias, 1670 - Rodolfo Teófilo. (85) 3433 2560

Posto de Saúde Dr. Luís Costa Rua Jorge Dumar, 1501 - Benfica. (85) 3131 7677

Posto de Saúde José Paracampos Rua Alfredo Mamede, 250 - Mondubim. (85) 3433 4927

Posto de Saúde de Messejana Rua Cel. Guilherme Alencar.
(85) 3474 2637 

 

O que você achou desse conteúdo?