Logo O POVO+
Para autoridades Assad ainda pode fazer ataques químicos
DOM

Para autoridades Assad ainda pode fazer ataques químicos

Edição Impressa
Tipo Notícia

 

Ataques de mísseis aliados na Síria atingiram “o coração” do programa de armas químicas do líder sírio Bashar al-Assad, disse o Pentágono ontem, mas autoridades reconheceram que nem toda a infraestrutura química do regime foi alvo dos ataques e que o exército sírio ainda é capaz de utilizar gás venenoso contra civis.

 

O Pentágono afirmou que o ataque ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Barzah, perto de Damasco, foi o que causou mais prejuízos ao programa de armas químicas do governo de Assad. Há pelo menos duas outras instalações em funcionamento na Síria, segundo a ONU. A questão premente é se o ataque será suficiente para dissuadir Assad de usar armas químicas.


O secretário da Defesa dos EUA, Jim Mattis, reconheceu que talvez precisem atacar novamente caso Assad recorra a armas químicas. De acordo com o governo francês, o uso de armas químicas está enraizado nas estratégias e táticas militares sírias.

Esse tipo de munição é usado para expulsar combatentes de seus abrigos em residências, conforme o documento. O governo francês publicou dossiê ontem fornecendo o que descreveu como evidência de que Assad estava por trás de ataque químico contra civis semana passada, em um esforço para justificar ataques aéreos.

O que você achou desse conteúdo?