Logo O POVO+
Em discurso emocionado, Lula diz que Moro "mentiu" para condená-lo
DOM

Em discurso emocionado, Lula diz que Moro "mentiu" para condená-lo

| ATAQUE | Na fala em que anunciou sua decisão de se entregar, ex-presidente fez duras críticas à Justiça, ao Ministério Público e à imprensa
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Diante de uma multidão de militantes incansáveis na frente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, o ex-presidente Lula anunciou, ontem, sua decisão de se entregar e que cumprirá a condenação de 12 anos de prisão decretada contra ele. “Vou cumprir o mandado (...) e cada um de vocês se transformará em um Lula”, afirmou o ex-presidente, que proclamou sua inocência e acusou o juiz Sérgio Moro de “mentir”.
 

A militância reagiu em coro, gritando “não se entrega, não se entrega!” e “sou Lula!”. Segundo o ex-presidente (2003-2010), sua condenação obedece ao propósito de evitar o retorno da esquerda ao poder nas eleições de outubro, nas quais é apontado como favorito pelas pesquisas.
 

“Eu há muito tempo atrás sonhei que era possível governar esse país, envolvendo milhões de pessoas pobres na economia, nas universidades, criando milhões de empregos”, declarou.
 

“Esse crime eu cometi. Eu cometia esse crime que eles não querem que eu cometa mais. É por conta desse crime que já tem uns 10 processos contra mim. E, se for por esse crime, de colocar pobre na universidade, negro na universidade, pobre comprar carro, pobre andar de avião, se esse é o crime que eu cometi, eu vou continuar sendo criminoso nesse país, porque eu vou fazer muito mais”, afirmou, ao lado de várias lideranças de esquerda, entre elas sua herdeira política, a ex-presidente Dilma Rousseff.
 

“Eu acredito na Justiça. Numa Justiça justa, que vota um processo baseado nos autos do processo, nas informações das acusações, das defesas, na prova concreta”, disse Lula, alegando que Moro não tem provas para condená-lo como beneficiário de um apartamento entregue pela construtora OAS para tirar proveito de contratos na Petrobras. “Ele (Moro) mentiu dizendo que (o apartamento) era meu”, frisou..
 

Ao final de seu emocionado discurso, o petista foi carregado pela multidão. Quando se entregar à Polícia Federal (PF), Lula deve ser transferido para Curitiba, onde uma cela de 15 metros quadrados espera por ele.
 

Lula tentou encorajar a militância e seus partidários, cercando-se de jovens candidatos de outros partidos de esquerda e reafirmando um programa de defesa dos direitos sociais e das estatais. O momento ainda parece particularmente difícil para boa parte, porém.
 

Pouco antes do início da missa em homenagem à dona Marisa Letícia, um juiz do Supremo rejeitou o último recurso apresentado pelos defensores de Lula para bloquear o mandado de prisão - um golpe de misericórdia para a defesa.
 

Quando Lula voltava para o sindicato cercado por seus correligionários, a música parou de repente e, pelo alto-falante, pediu-se a presença de um médico, por um suposto mal-estar do ex-presidente. Logo circulou a informação de que ele havia-se restabelecido, observou uma jornalista da AFP no local.
 

A missa foi realizada em memória da ex-primeira-dama Marisa Letícia, falecida em fevereiro de 2017. 

 

(das agências de notícias) 

 

 

Militância tenta impedir


Militantes bloquearam a saída do veículo em que Lula tentou deixar o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Lula teve que sair andando, depois.

Evo Morales apoia
 

O presidente boliviano Evo Morales voltou a defender seu amigo Lula, ontem. Segundo ele, o crime dele foi “ter sido presidente dos trabalhadores”.  

 

PASSO A PASSO
 

HORAS DA PRISÃO
 

11H - Lula segue para ato religioso, em memória de Marisa Letícia, que ontem faria 67 anos. . Pedido de habeas corpus apresentado ao STF é negado.

12H - Começa discurso. Cita importância do sindicato na sua formação política. Lula também faz críticas ao Judiciário na forma como conduziu o processo. “Ministério Público mentiu quando disse que era meu (o tríplex), achei que o Moro ia resolver, mas ele mentiu dizendo que era meu”, disse.

12H40MIN
- Admite pela primeira vez publicamente que vai acatar a decisão da Justiça e se entregar.


“Vou atender o mandado deles”, diz Lula. Sai do discurso até o sindicato, carregado pelos manifestantes.

16H50MIN - Há expectativa para saída de Lula. Comboio da PF aguarda o petista ao lado do prédio. Manifestantes fazem barreira para impedir que carro que levaria Lula saía. Há princípio de tumulto

17H53MIN - Presidente do PT, Gleisi Hoffmann, pede para deixarem Lula sair do prédio. Há resistência.

18H43MIN - Cercado por multidão, Lula deixa o sindicato a pé e segue para carro da PF.

20H10MIN - Após passar por exame de corpo de delito, o ex-presidente Lula sai da sede da PF no bairro da Lapa, em São Paulo, e segue para Congonhas, onde embarca para Curitiba.

22H4MIN - O avião da Polícia Federal chega a Curitiba levando o ex-presidente Lula, que começa a cumprir sua pena na capital paranaense 

O que você achou desse conteúdo?