Logo O POVO+
Como Lula pode influenciar a união das esquerdas
DOM

Como Lula pode influenciar a união das esquerdas

| ELEIÇÕES | Antes de ser preso, ex-presidente conseguiu colocar no mesmo palanque PT, PDT, Psol e PCdoB
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]
Prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ocorreu ontem após dois dias do decreto expedido pelo juiz federal Sergio Moro, deixou um legado de unidade dos partidos de esquerda. 


A união acontece entre partidos que estiveram de lados contrários do Congresso Nacional até o ano passado, como é o caso do PSB, que apoiava o governo de Michel Temer. Acontece também entre siglas que romperam, como o Psol, nascida de um racha do PT.
 

A unificação não significa, necessariamente, fortalecimento — sobretudo na perspectiva eleitoral. A tática, porém, faz mais barulho em um momento onde seu principal líder encontra-se ameaçado de não conseguir ir às urnas em outubro.
 

Há quem acredite, inclusive, que a prisão do petista nem altere tanto assim o cenário eleitoral. É o que analisa o professor de Ciência Política do Ibmec-MG Adriano Gianturco. “Quando foi condenado em segunda instância, Lula já ficou de fora das eleições. A prisão apenas dificulta ainda mais o seu apoio direto, participando de eventos e de programas, a um outro candidato”, afirma.
 

Nem todos têm essa certeza, porém. Para alguns cientistas políticos, o momento é de reorganização das esquerdas, que não viram outra saída a não ser ficarem juntas, ao menos por enquanto.

 

Unidos na crise

[FOTO1]
Manuela D’avila, Lula e Guilherme Boulos, cada um representando um partido, simbolizam o momento de reaproximação na esquerda

 

O que você achou desse conteúdo?