Logo O POVO+
Cineasta Nelson Pereira dos Santos morre as 89 anos anos no Rio
DOM

Cineasta Nelson Pereira dos Santos morre as 89 anos anos no Rio

Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]
Morreu ontem, 21, aos 89 anos, o cineasta Nelson Pereira dos Santos, um dos nomes importantes do Cinema Novo. Ele estava internado havia uma semana no Hospital Samaritano, no Rio. A família confirmou a morte, em consequência de um câncer de fígado diagnosticado há 40 dias.

 

Diretor de filmes fundamentais da história do cinema brasileiro, como Rio, 40 graus (1955) e Vidas secas (1963), ele realizou os últimos longas em 2012, os documentários musicais A música segundo Tom Jobim e A luz do Tom. Além de dirigir, era também roteirista de seus filmes.

 

Em 2006, Nelson foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, na sucessão do diplomata Sergio Corrêa da Costa. Nelson nasceu dia 22 de outubro de 1928, em São Paulo. Formou-se advogado em 1952. A partir dos anos 1940, trabalhou como revisor e repórter de jornais como o “Diário da Noite” e “O Tempo”, em São Paulo. Nos anos 1950, no Rio, trabalhou também no “Diário Carioca” e no “Jornal do Brasil”.

 

Mais tarde, seria professor da Universidade Federal Fluminense, de cujo curso de graduação em cinema foi fundador. Nelson teve quatro filhos e cinco netos.

da Agência Estado

 

O que você achou desse conteúdo?