Logo O POVO+
Moedas virtuais. Regulamentação avança na Câmara dos Deputados
DOM

Moedas virtuais. Regulamentação avança na Câmara dos Deputados

Edição Impressa
Tipo Notícia


Avança nas comissões da Câmara dos Deputados um Projeto de Lei (PL 2303/2015) do deputado Áureo Lídio Ribeiro (SD-RJ) para regulamentar as criptomoedas. A ideia é formatar um ambiente seguro para que as moedas virtuais existam e resguardem seus usuários.


“Em certa medida acreditamos que tanto o Banco Central como o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e os órgãos do consumidor já têm competência para fiscalizar e regular moedas virtuais. No entanto, entendemos que as legislações que conferem tais atribuições podem ser mais transparentes, o que evita desnecessários questionamentos judiciais”, destaca o projeto.
 

Para Domenico Lerario, fundador da empresa Econobit, o caminho da regulamentação é mais difícil. “A dificuldade está na implementação técnica. O que de fato se pode fazer, em especial para resguardar os usuários e o ambiente, é criar softwares mais seguros”, destaca. Reforça que a criação das criptomoedas, sem a necessidade de intermediários e com privacidade, tem feito com que o Governo busque mecanismos de regulação.   

 

Priva-cidade x controle


O desafio das moedas virtuais é criar um ambiente seguro, que resguardem a privacidade dos dados dos usuários, ao mesmo tempo em que haja regulamenta-ção.  

O que você achou desse conteúdo?