Logo O POVO+
Doping livre
DOM

Doping livre

Ícaro. Filme que retrata um dos maiores escândalos de doping no esporte está entre os indicados na categoria de melhor documentário do Pscar deste ano
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]
“Quando comecei isso, não sabia aonde me levaria”, narra o diretor Bryan Fogel no início do filme Ícaro (2017), que retrata um dos maiores escândalos de doping no esporte. O filme, disponível na Netflix, é um dos indicados ao Oscar na categoria de Melhor Documentário, premiação que será realizada no próximo domingo.

[FOTO2]
Jornalista e ciclista amador havia 28 anos, o norte-americano Fogel tinha a intenção de servir como cobaia de um programa de dopagem desenvolvido por especialistas para provar que é possível se dopar, competir e não ser pego, numa tentativa de seguir os passos do ciclista Lance Armstrong, que confessou uso de substâncias proibidas.


A busca de Fogel o leva até Grigory Rodchenkov, diretor do laboratório anti-doping da Rússia. Os resultados desembocam em revelações assustadoras sobre o programa de dopagem de atletas russos para os Jogos de Inverno de Sochi (2014), em um inimaginável esquema que operava durante a competição com suposto apoio da KGB e teria o patrocínio do governo comandado por Vladimir Putin.
 

O filme, que inicialmente retrataria a experiência de auto-doping de Fogel, sofre uma drástica alteração no roteiro após um documentário alemão denunciar a participação de Grigory em um esquema de doping do atletismo russo. A partir disso, o foco da película é no controverso cientista.
 

O longa retrata os bastidores e a movimentação da época, como os avanços da investigação, a fuga de Grigory da Rússia e o exílio nos Estados Unidos, a colaboração à Justiça americana e a repercussão de matéria reveladora do The New York Times. O químico detalha a Fogel o esquema de doping dos atletas e denuncia Putin.
 

O escândalo tirou esportistas russos das Olimpíadas do Rio de Janeiro, e os atletas do país tiveram que competir nos Jogos de Inverno de PyeongChang (2018) sem a bandeira do seu país. Putin e a alta cúpula do governo negam todas as acusações.
 

O conteúdo de entrevistas do documentário mostra figuras influentes do sistema anti-doping mundial, que dão suporte às revelações de Grigory e tom explicativo desse universo.
 

São 110 minutos retratando uma história surpreendente, sem perder o ritmo, e apresentando de forma bastante didática uma trama complicada que mais parece ter saído de um roteiro ficcional de espionagem e conspiração política. 

A trilha sonora do doc é impecável, dando clima de suspense do início ao fim.
 

O longa ainda traz referências do escritor George Orwell, em 1984, depoimentos de atletas dopados negando com veemência o uso de substâncias proibidas e ilustrações que se somam ao enredo, como mecanismos para construir, sugerir ou contrapor narrativas. As imagens de apoio são utilizadas com maestria para explicar o contexto do caso.
 

O material de Bryan Fogel, premiado no Festival de Sundance, coloca em xeque não só a Rússia, mas todo o cenário esportivo. A direção do norte-americano apresenta uma imagem manchada do esporte, num ambiente onde a dopagem de atletas é o caminho.
 

Será difícil a Rússia recuperar a imagem de jogo limpo.
O país sediará a Copa do Mundo 2018 sob suspeita. É o primeiro evento de repercussão mundial organizado após o escândalo em Sochi. Para piorar, Alexander Krushelnitsky foi pego no doping durante os Jogos Inverno neste mês e devolveu a medalha de bronze. Nada mais previsível.

O que você achou desse conteúdo?