Logo O POVO+
Pré-Carnaval. Bloco Tô com Lula sai pelas ruas do Centro
DOM

Pré-Carnaval. Bloco Tô com Lula sai pelas ruas do Centro

Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

Política

[FOTO1] 

Simpatizantes do ex-presidente Lula saíram às ruas ontem, em bloco carnavalesco, para protestar contra a “perseguição” que o petista tem “sofrido” do judiciário nos últimos anos. Condenado a quase dez anos de prisão pelo juiz Sergio Moro pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá, o ex-presidente terá recurso julgado no próximo dia 24 de janeiro no Tribunal Regional Federal da 4ª região.
 

O Tô com Lula reuniu militantes de diversos partidos da esquerda. A principal reivindicação é pelo direito de Lula ser candidato nas eleições presidenciais. Presente no ato, a deputada federal Luizianne Lins (PT) afirmou que a mobilização faz parte de uma deliberação partidária para realizar vários movimentos de defesa do nome do ex-presidente pelo País.
 

“Eu acho que é uma forma irreverente junto às pessoas. A gente está vendo que as pessoas ainda estão desconfiadas de tudo o que está acontecendo no Brasil. Essa pauta em defesa do Lula mobiliza. Vemos isso pela quantidade das pessoas nas caravanas do Lula”, disse.
 

A ideia do bloco surgiu dos próprios militantes, segundo o presidente estadual do PT, Francisco de Assis Diniz. “Uma militante disse que era melhor a gente fazer um bloco (ao invés de protesto tradicional). É uma experiência exitosa, demonstra potencial muito grande, diferente de outras manifestações, não tivemos loja fechando as portas (no Centro). Para o objetivo de diálogo, a proposta caiu bem”, comemorou.
 

A concentração do bloco se deu na Praça do Carmo por volta das 10 horas. Às 11 horas, o grupo caminhou pela rua Barão do Rio Branco, encerrando, por volta do meio-dia, o evento na Praça do Ferreira.
 

Durante a caminhada, o grupo recebeu apoio e críticas de quem fazia compras. Liderando todas as pesquisas de intenção de voto, Lula aguarda o julgamento de recurso que impetrou no Tribunal Regional Federal da 4ª região para saber se consegue ser candidato em outubro.
 

Caso a condenação do juiz Sergio Moro seja mantida, o petista fica impedido de participar do processo eleitoral. A defesa, mesmo nessa circunstância, no entanto, aposta nos recursos para manter o petista na disputa pelo Planalto.
 

O bloco Tô com Lula sai no próximo sábado, 20, no mesmo local, concentrando a partir das 9 horas. No dia 24, data do julgamento, o bloco fará caminhada pelo Centro de Fortaleza.

 

Wagner Mendes
wagnermendes@opovo.com.br

O que você achou desse conteúdo?