Logo O POVO+
Lava jato. Quatro anos depois, o saldo é positivo?
DOM

Lava jato. Quatro anos depois, o saldo é positivo?

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

Política
[FOTO1] 

Prestes a completar quatro anos, a Operação Lava Jato gerou turbulência no cenário político do País ao colocar políticos, empresários e autoridades envolvidas no esquema de corrupção da Petrobrás em listas de denúncias, delações premiadas e na prisão. O resultado da investigação é, quantitativamente, positivo, segundo especialistas. Resta saber se influenciará na renovação da política nacional.
 

“A Lava Jato não vai durar para sempre. Em todos os processos históricos, há a gênese, o apogeu e o declínio. O resultado disso vai depender de como a sociedade vai encarar esse fim”, analisa o professor de Ciência Política Rodrigo Prando. O teste da Operação, acredita, será nas eleições deste ano.
 

“A Lava Jato é um ganho civilizacional para o País, porque nunca uma operação recuperou tanto dinheiro, prendeu e investigou tantas autoridades e mostrou o quanto a nossa sociedade está corrompida, como o patrimonialismo tomou a política”, afirma. Ele não é otimista. “Mas não sei se isso tudo vai fazer diferença na hora do voto, não sei se o eleitor entendeu que a melhoria de uma sociedade passa pela honestidade de quem está dentro do poder”.
 

Ricardo Caldas, do Instituto de Ciência Política da UnB, vai além: para ele, é necessário que a investigação se desdobre numa reforma política. “Não adianta só falar que o povo tem que votar melhor. O povo vota de acordo com as opções que tem. Nós temos um sistema político que premia as oligarquias, e não os melhores” defende o professor.

O que você achou desse conteúdo?