Logo O POVO+
Com glitter e lacre, Bloco das Travestidas reúne multidão
DOM

Com glitter e lacre, Bloco das Travestidas reúne multidão

| CARNAVAL | Formado pelo coletivo As Travestidas, a agremiação é a primeira a ser idealizada por travestis e transformistas do Ceará. Em segundo ano de saída, a folia ganha mais adeptos e ainda mais vontade de festejar
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]
Há um caminho sem retorno. A multidão que se reuniu ontem na Praia de Iracema para prestigiar o Bloco das Travestidas celebrou a diversidade e mostrou que o armário está cada vez mais distante.

Com proposta afirmativa de igualdade, a festa capitaneada por Silvero Pereira (Gisele Almodóvar) é palco aberto pra quem quiser brilhar.


”Ano passado foi o primeiro do bloco, nós tivemos algumas dificuldades mas a festa aconteceu. Nesse ano, a gente veio com mais força, fazendo do repertório do coletivo mais uma alternativa de arte”, afirmou Deydianne Piaf (Dênis Lacerda), do coletivo As Travestidas.


Essa celebração chega com o melhor do axé, pop, funk, frevo e marchinhas interpretadas pelas cantoras Gisele Almodóvar (Silvero Pereira) e Mulher Barbada (Rodrigo Ferrera). Além da banda, o bloco conta com DJs e performances de Deydianne Piaf, Fabinho Vieira, Yasmin Shirran e Karolaynne Carton.


De acordo com o estudante Caio Dias, 19, além da animação, curtir o bloco é uma questão de representatividade. “ Eu acompanho o trabalho das Travestidas no teatro. Os travestis e transformistas são muito mal vistos pela sociedade e acho que temos mesmo é que colocar a cara pro sol”, diz.


Para a cabeleireira Priscila Gadelha, 25, a festa foi uma surpresa. Vinda de outros carnavais ela conta que percebeu mais liberdade de expressão na festa que finalizou a noite de ontem.


Mas teve folia durante todo o sábado. A tarde de Pré-Carnaval começou com um bloco feito por quem ama Carnaval para um público plural e saudoso da folia de rua. O Pra Quem Gosta é Bom é independente e fez sua estreia, ontem, na Praça Waldemar Falcão, mais conhecida como Praça dos Correios (Centro). Os 17 integrantes do bloco formam a banda oficial da festa, que tem repertório que passa por axés, afro axé, maracatus, forró, releituras de Gilberto Gil, Johnny Hooker e também novos nomes da música popular
brasileira como Céu.


A venda de abadás pelo valor de R$30 e cartelas de tatuagens personalizadas por R$10 é o que financiam a realização da festa.

“Nossa proposta é trazer as pessoas para as praças e ruas da Cidade”, diz o organizador Thiago Matos. O bloco contou com o apoio da Coordenadoria de Juventude de Fortaleza com a disponibilização de policiamento, limpeza e banheiros químicos, inclusive, para portadores de necessidades especiais.


Um pouco mais tarde, teve início o segundo sábado de Bloquinho Charmoso, no shopping Iguatemi Fortaleza, com o projeto Let’s funk comandado pelo Dj Sandiego. Em seguida, o estacionamento foi tomado pelo swing e sotaque carioca com a participação dos blocos Simpatia é Quase Amor, que tocou sambas-enredos que marcam o tradicional Carnaval do Rio de Janeiro, e encerrou com Sargento Pimenta, com muito de Beatles, mais samba e rock. (Ana Karenyna) 

[FOTO2]

Reunido com um grupo de amigos, o estudante Miguel Victor Almeida, 23, conta que foi na apresentação de estreia, no dia 13, e pretende seguir o Bloco das Travestidas na próximas apresentações. “A gente precisa disso, e além de me divertir muito, venho para incentivar o trabalho delas, que eu acho muito legal”. O folião lamenta a suspensão de apresentações do bloco Glitter e acredita que são necessárias mais opções de agremiações que incentivem a diversidade.

Miguel Victor, 23

[FOTO3]

Não tem idade para curtir a folia, como comprova a aposentada Aurélia Teixeira, 67 anos, que marcou presença na Praça dos Correios na companhia da filha Ana Júlia. A foliã elogiou a organização do bloco estreante no Pré-Carnaval de Fortaleza Pra Quem Gosta é Bom. “Esse é o verdadeiro Carnaval. É o que podemos aproveitar e dançar em família. Está tudo excelente, sem apertos e riscos. Amo essa época do ano, em especial as clássicas marchinhas”, celebrou.

Ana Júlia e Aurélia Teixeira 

 

SERVIÇO

Largo Luís Assunção (ao lado do Centro Cultural Belchior)
Domingo (21/1): Ensaio Aberto do Afoxé Acabaca, Caravana Cultural Tambores Carnavalescos, Grupo Acadêmicos da Casa Caiada, Bloco do Prazer.


Horário: 16h às 22horas
Endereço: Calçadão da Praia de Iracema ao lado do Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajus, 123, Praia de Iracema)

Passeio Público


Domingo (21/1): Banda Só Alegria, Banda Pacote de Biscoito
Horário: 9h às 11horas
Endereço: Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa de Misericórdia – Centro.

Mercado da Aerolândia


Domingo (21/1): Tarcísio Sardinha e Banda
Horário: 16h às 20 horas
Endereço: BR-116, 5431, Aerolândia

O que você achou desse conteúdo?