VERSÃO IMPRESSA

Estratégia ou obrigação. Motivos para as empresas serem sustentáveis

00:00 | 24/12/2017


Dos motivos que as empresas buscam para implementar a sustentabilidade, três imperam: questão estratégica, altruísmo em fazer o bem à sociedade, ou pela forma obrigatória de adequar-se à legislação. Comparado a 2016, neste ano, Maiso Dias, sócio-diretor da Dialogus Consultoria, observa um crescimento de até 40% no número de clientes que procuraram a consultoria em busca de ser mais sustentável.


“Atualmente, se fala muito nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Existe uma pressão da própria Organização das Nações Unidas (ONU) para se trabalhar o consumo consciente. A Logística Reversa entra em um desses objetivos”, explica.
 

Entre as vantagens da implantação da logística reversa, estão a possibilidade de reduzir perdas de insumos, além de atender a responsabilidade ambiental, que vem crescendo como diferencial na visão do consumidor.
 

“Quando a empresa avalia o ciclo de vida do produto, consegue verificar ganhos de utilização de recursos, atender à demanda do consumidor consciente, além de ganhos com inovação”, avalia Maiso.
 

Porém, a falta de conhecimento sobre a PNRS e de visão estratégica sobre a correta reciclagem dos produtos comercializados, são barreiras à implantação do sistema pelas empresas.

TAGS