Logo O POVO+
Estratégia ou obrigação. Motivos para as empresas serem sustentáveis
DOM

Estratégia ou obrigação. Motivos para as empresas serem sustentáveis

Edição Impressa
Tipo Notícia


Dos motivos que as empresas buscam para implementar a sustentabilidade, três imperam: questão estratégica, altruísmo em fazer o bem à sociedade, ou pela forma obrigatória de adequar-se à legislação. Comparado a 2016, neste ano, Maiso Dias, sócio-diretor da Dialogus Consultoria, observa um crescimento de até 40% no número de clientes que procuraram a consultoria em busca de ser mais sustentável.


“Atualmente, se fala muito nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Existe uma pressão da própria Organização das Nações Unidas (ONU) para se trabalhar o consumo consciente. A Logística Reversa entra em um desses objetivos”, explica.
 

Entre as vantagens da implantação da logística reversa, estão a possibilidade de reduzir perdas de insumos, além de atender a responsabilidade ambiental, que vem crescendo como diferencial na visão do consumidor.
 

“Quando a empresa avalia o ciclo de vida do produto, consegue verificar ganhos de utilização de recursos, atender à demanda do consumidor consciente, além de ganhos com inovação”, avalia Maiso.
 

Porém, a falta de conhecimento sobre a PNRS e de visão estratégica sobre a correta reciclagem dos produtos comercializados, são barreiras à implantação do sistema pelas empresas.

O que você achou desse conteúdo?