Logo O POVO+
"Céus abertos". Com acordo, Aeroporto de Fortaleza poderá ter mais voos para os EUA
DOM

"Céus abertos". Com acordo, Aeroporto de Fortaleza poderá ter mais voos para os EUA

Edição Impressa
Tipo Notícia


O Aeroporto de Fortaleza pode ganhar mais voos para os EUA e ter mais conexões domésticas com o país da América do Norte. Para isso ser oficializado, é necessária a aprovação do acordo Céus Abertos, celebrado pelas duas nações em 2011. O projeto aguarda votação em plenário da Câmara dos Deputados para que possa ser implantado pelo Governo Federal. Prevê o fim do limite de voos entre os dois países, que atualmente é de 301 frequências (trechos de ida e volta) semanais, incluindo todos os aeroportos nacionais que operam voos para os Estados Unidos.


O acordo já foi adotado em 120 países e pode gerar maior competição entre as companhias aéreas, aumento do número de voos, redução das tarifas, criação de empregos, crescimento do turismo e de toda a indústria relacionada à aviação. No Brasil, estudos da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), apontam que acordos internacionais como o de Céus Abertos podem aumentar a oferta de voos em 47% nas rotas internacionais de/para o Brasil e gerar 5,9 milhões a mais de passageiros.


Uma das companhias que defendem a aprovação do acordo é a Latam.

“Sem a ratificação formal do acordo, o Brasil se encontra em posição de desvantagem em relação a outros países sul-americanos que já têm instituída a política de Céus Abertos com os Estados Unidos, pois oferece menor número de viagens aos EUA”, disse a empresa, por meio de nota. A companhia também aponta que o Céus Abertos facilita o comércio e permitem atrair novas empresas e investimentos. (Átila Varela)

O que você achou desse conteúdo?