Logo O POVO+
Viagens, dinheiro e provas. O que o horário de verão muda para os cearenses
DOM

Viagens, dinheiro e provas. O que o horário de verão muda para os cearenses

Edição Impressa
Tipo Notícia


Começa hoje o horário de verão que pode ser o último adotado no Brasil, a depender de estudos que serão feitos pelo Ministério das Minas e Energia para 2018. Desde a última meia-noite, relógios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem ser adiantados em uma hora. No Ceará, a hora oficial não muda. Mas, muitas alterações afetam a vida da população.


Um dos principais aspectos a serem observados diz respeito a concursos públicos federais. Os horários seguem o padrão oficial de Brasília, uma hora mais cedo do que aparece no cartão. Essa regra vale para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


O horário de funcionamento das agências bancárias não muda: 10 às 16 horas. Porém, as transações pela Internet começam e terminam uma hora mais cedo: 9 às 15 horas.


Quem irá viajar de avião também deverá estar atento. Os horários de chegada e saída sempre seguem a hora local. Assim, se o voo de Fortaleza a São Paulo sai às 10 horas e chega às 14h30min, o horário de saída é pela hora local de Fortaleza, sem horário de verão, e a chegada pelo relógio paulista, no horário de verão, adiantado em uma hora.


Outra mudança está na programação de televisão e rádio transmitida nacionalmente. Isso mexe inclusive com as programações locais das emissoras e varia de veículo para veículo. Confira ao lado como fica a programação da Rádio O POVO/CBN a partir de amanhã.

Fim das mudanças


O Ministério de Minas e Energia considera que o horário de verão tem perdido eficácia devido à mudança dos padrões de consumo. Já para 2017, cogitou-se não adotar a mudança. Decidiu-se, por fim, manter. Mas, para 2018, haverá estudos sobre a economia e pesquisa para perceber o impacto sobre a população.

 

Rádio O POVO/CBN


O que muda na programação local


O POVO no Rádio — segunda a sexta, de 8h30min às 11 horas
Debates do Povo — segunda a sexta-feira, às 13 horas
Revista O POVO/CBN — segunda a sexta-feira, às 18 horas
Vida&Arte — sábado, às 9 horas
Saúde do Povo — sábado, às 10 horas


O que não muda

O POVO Economia — segunda a sexta-feira, às 14 horas
Mercado Imobiliário — segunda-feira, às 15 horas
Revista O POVO/CBN — terça-feira, às 15 horas
Tecnologia no Dia a Dia — quarta-feira, às 15 horas
Papo de Mulher — quinta, 15h
Gastronomia&Vinhos — sexta, às 15 horas 

O que você achou desse conteúdo?