Logo O POVO+
Juventude. Conferência discute políticas públicas
DOM

Juventude. Conferência discute políticas públicas

Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Cotidiano

Na luta pela garantia de direitos de jovens e adolescentes, um dos caminhos é o monitoramento de políticas públicas. Na manhã deste sábado, conferência da Rede de Juventudes em Defesa de Seus Direitos Sociais (Rejudes) reuniu, na Casa José de Alencar, cerca de 150 jovens do projeto.
 

A partir dessa perspectiva, a Rejudes atua para que jovens de comunidades tenham conhecimento sobre os próprios direitos e se insiram em espaços de participação popular. O projeto é realizado com o apoio da organização social ChildFund Brasil. “Quando você começa a conversar sobre responsabilidade social e cidadania você toma consciência que é um sujeito de direitos e vê a política pública como uma questão de participação”, definiu Samia Ellen Amaro, 21, participante do projeto.
 

“Utilizamos ferramentas para que eles possam ser protagonistas nas suas comunidades e aprendam como cobrar do poder público”, explicou  o articulador da Rejuves, Edgleison Rodrigues. 


Ele detalha que o processo se inicia com a preparação e mobilização dos jovens acerca dos seus direitos e da realidade da comunidade na qual estão inseridos. Na sequência, há construção e execução de um plano de ação, no qual a comunidade vê o que precisa ser feito para que o serviço público que os jovens estão monitorando seja efetivado. Por fim, há o monitoramento e a prestação de contas para saber os resultados alcançados.

O que você achou desse conteúdo?