Hans-Jurgen Fiege, cônsul honorário da Alemanha para o Ceará/Piauí/Maranhão, revela que Friedrichshafen (ou Porto Frederico) foi escolhida para receber o Boeing PT-MTB por sua tradição na aviação civil. A cidade, com pouco mais de 60 mil habitantes, foi sede da fábrica de aviões Dornier, do engenheiro bávaro Claudius Dornier (1884-1969).
Friedrichshafen também é o berço do Zepellin (ou Zepelim), onde o dirigível foi inventado. Na verdade, a primeira aeronave desenvolvida da história da aviação. Idealizado por Ferdinand von Zepellin em 1874 e que faria os primeiro voo comercial em 1910, pela companhia Deutsche Luftschiffanhrts-AG (Delag).
O transporte do 737-200 para Friedrichshafen ainda não está fechado. A logística para desmontá-lo e transportá-lo vem sendo estudada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e o consulado. Provavelmente, será levado via aérea e não de navio, como se cogitou.
Além de Friedrichshafen, outras cidades alemãs manifestaram interesse em ter o avião como símbolo e atração. Caso de Landshut, mapeada na Baviera. Florian Ossner, deputado federal pelo partido da União Cristal Social, declarou ao jornal Bild que a aeronave poderia ser incorporado ao museu de lá.
Segundo Hans Fiege, até hoje, a Lufthansa batiza os aviões com nomes de cidades alemãs. E Landshut foi homenageada com o PT-MTB, tendo inclusive voado baixo nos céus da cidade durante o primeiro voo oficial, segundo o jornal Bild. Cidades como Flensburg e Griesheim também mostraram interesse pelo avião. (DT)
Multimídia
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