Logo O POVO+
Oportunidade. Além de negócio, escolinhas de futebol são forma de captação de atletas
DOM

Oportunidade. Além de negócio, escolinhas de futebol são forma de captação de atletas

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Além do lado financeiro, as escolinhas de futebol, também têm a função de captação de novos talentos. Nos times locais, quando um garoto se destaca e demonstra potencial, passa a integrar as categorias de base e deixa de pagar mensalidade. Nas franquias de agremiações de fora, fazem testes e podem ir morar no estado de origem do clube.


Há casos de sucesso nos dois lados. O atacante Maxuell, que hoje defende o CSA-AL, por exemplo, foi revelado na escolinha do Ferroviário. Como o Tubarão utiliza os mesmos profissionais da base para as escolinhas, em poucos treinos o “Samurai” chamou atenção.


“Dois treinos, um de fundamento e o outro, um coletivo. Fiz três gols e o Roberto Cearense (então técnico) me chamou pro Sub-15”, conta. Maxuell acredita que um time do próprio estado tende a dar mais oportunidade ao aprendiz.


Já Arthur Bastos, de 13 anos, hoje mora no Rio Grande do Sul e integra a base do Grêmio. Ele foi selecionado por olheiros do clube na escolinha do tricolor gaúcho em Fortaleza, da qual ele é aluno desde os três anos de idade. O pai dele, Atualpa Pinheiro, foi quem escolheu onde o filho aprenderia futebol e hoje diz ter a certeza que acertou.


“Escolhi pela organização, pela metodologia que eles utilizam, que vai de acordo com a idade. Gostei dessa característica”, explicou. (Brenno Rebouças)

 

O que você achou desse conteúdo?