Logo O POVO+
Cenário do editor. O que será destaque na semana
DOM

Cenário do editor. O que será destaque na semana

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

POLÍTICA


Temer seguirá decorativo


Michel Temer chega mais forte ao dia em que a Câmara dos Deputados vai decidir se admite ou não a denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República contra o presidente. Para tanto, contou com o gongo, que soou em meados de julho, interrompendo as atividades parlamentares e impondo recesso ao Judiciário. De lá pra cá, o que mudou? A temperatura política baixou, as medidas econômicas avançaram. Houve corte de gastos, suspensão de serviços, aumento de tributos, mas nem um pio nas ruas. Temer manejou a agenda a seu favor, aproveitando bem o tempo que havia para respirar. E respirou. Refez sua base mediante gordos repasses de emendas, prometeu ministérios para partidos do “centrão” e viu arrefecer no PSDB o ânimo para ruptura. Nesse meio tempo, escapou no TSE, Lula foi condenado, Geddel Vieira Lima voltou para casa e Eduardo Cunha conteve seu ímpeto. Claro que tudo isso pode piorar de uma hora para outra: Cunha resolve falar, Lúcio Funaro apresenta detalhes sobre o esquema na Caixa, o Supremo entende que a nomeação de Moreira Franco foi obstrução à Justiça e os até aqui renitentes agentes do mercado descobrem que é melhor abandonar o barco. E Rodrigo Maia (DEM) se convence de que o presidente não tem condições de continuar presidindo. Nada indica que tudo isso acontecerá, o que não quer dizer que a sorte de Temer deve melhorar a partir de agora. Caso a denúncia seja barrada, e tudo sugere que será, o peemedebista se tornará tão ou mais decorativo do que alega ter sido à época de Dilma Rousseff, quando, na condição de vice, escreveu uma carta à petista com mumunhas palacianas. Em agosto, o agora presidente completa um ano desde que a petista foi definitivamente afastada. De lá para cá, Temer acumula mais razões para sair do que Dilma em cinco anos de gestão. Todavia, continua lá, ocupando a cadeira. Ainda há quem faça vista grossa e veja a corrupção como mero pecadilho. Temer tem se beneficiado dessa complacência.

Henrique Araújo

Editor-adjunto do Núcleo de Conjuntura

 

CULTURA


Vem aí o 27º Cine Ceará


A Mostra de Cinema Chileno, que começa terça, 1º, na Caixa Cultural Fortaleza, dá a largada da programação do 27º Cine Ceará – Festival Ibero Americano de Cinema. A abertura oficial será no dia 5 de agosto, no Cineteatro São Luiz, e encerramento no dia 11. Serão praticamente duas semanas dedicadas ao protagonismo da produção audiovisual contemporânea de países do continente americano de língua espanhola e portuguesa. Tempo de intercâmbio de culturas, de se discutir linguagens, de se formar plateia. Tempo também de garantir visibilidade ao que se tem feito localmente, através da Mostra Olhar do Ceará, que exibe curtas-metragem de realizadores cearenses e que, neste ano, registrou recorde de inscrições. Não há dúvidas de que o Cine Ceará incluiu o nosso Estado no mapa dos grandes festivais de cinema do País e é, reconhecidamente, um dos principais eventos do calendário cultural do Ceará. E num cenário de crise política e econômica nacional que vem cada vez mais empurrando a Cultura para escanteio, é louvável que o Festival siga resistente.


Como forma de reconhecimento à importância do evento e a quem se dedica à produção audiovisual, o Grupo de Comunicação O POVO reedita, a partir desta edição, o Troféu Samburá, comenda destinada a homenagear o cinema nacional. Será um momento de emoção. Na foto, o filme chileno De quinta a domingo, de Dominga Sotomayor Castillo.

Cinthia Medeiros

Editora-chefe do Núcleo de Cultura

 

O que você achou desse conteúdo?