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Sequestro Lufthansa. De volta para Alemanha

História e memória: Boeing da Lufthansa, sequestrado por terroristas e que está em "cemitério" no Pinto Martins, será levado para a Alemanha onde se transformará em peça de museu

17:00 | 17/06/2017

Governo Alemão pagará dívida e tem 180 dias para repatriar o 737-230C
Governo Alemão pagará dívida e tem 180 dias para repatriar o 737-230C
O governo da Alemanha repatriará de Fortaleza o Boeing histórico da Lufthansa PT-MTB que está em um cemitério de aviões no Aeroporto Pinto Martins. A aeronave foi sequestrada em 1977 numa ação dos grupos terroristas Frente Popular para a Libertação da Palestina e Baader-Meinhof. No último dia 25 de maio, o juiz federal Alcides Saldanha Lima, da 10ª Vara do Ceará, determinou a remoção do 737-230C para virar peça de museu, provavelmente, em Frankfurt.
 

O POVO apurou que o governo Alemão concordou em assumir e quitar uma dívida de R$ 75,9 mil que era da inoperante TAF Linhas Aéreas. Pelo acordo judicial, a embaixada germânica teria dez dias, a contar de 25 de maio, para pagar o valor acertado e 180 dias para retirar o avião do Aeroporto Internacional Pinto Martins de Fortaleza.  

A empresa cearense TAF Linhas Aéreas abandonou o 737-230C no Pinto Martins em fevereiro de 2008 e, de lá até aqui, a aeronave perdeu as poltronas e teve peças e o motor retirados. No entanto, a carcaça do avião ainda está intacta, apesar da ação do tempo.

Com a carcaça preservada, o avião será transportado para a Alemanha
Com a carcaça preservada, o avião será transportado para a Alemanha
 

O Boeing, antes de vir parar no Ceará, pertenceu a nove empresas de transporte de passageiro ou carga. Segundo documentos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), conseguidos pelo O POVO pela Lei de Acesso à Informação (LAI), a TAF comprou o avião por US$ 4.708.268,39 da empresa Transmille Air Services, do Kuala Lumpur.  

Pelo contrato, a TAF concordou em pagar US$ 200 mil como sinal -  antes de receber a aeronave. Mais US$ 149.250,00 trinta dias após a entrega do Boeing e 32 parcelas de US$ 135 mil. Mas a empresa brasileira, por causa de problemas financeiros e falência, não conseguiu pagar a dívida encostando o avião que foi da alemã Lufthansa.  

Em 2011, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou o Programa Espaço Livre, que tinha como objetivo remover dos aeroportos brasileiros todas as aeronaves que estavam sob custódia da Justiça e que, “abandonadas”, acabavam criando cemitérios de aviões. 

 

Geradores de transtornos por ocupação de espaço e insegurança para a operação nos terminais aeroportuários.  

Para se ter uma ideia, segundo o “Relatório de Aeronaves Apreendidas, Inativas, abandonadas e/ou Sobre Processo Judicial”, de 15/1/2015/Infraero, dez aviões estavam inoperantes no Pinto Martins. 

Pouco adiantou o programa lançado pelo CNJ há seis anos. Em abril de 2013, a Anac cancelou a matrícula do já sucateado PT-MTB. Dois meses antes, havia declarado a caducidade da concessão do serviço de transporte regular da TAF Linhas Aéreas. A decisão, disponível no http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/DA2013-0018.PDF, não explica o que levou o cancelamento da operação da empresa cearense. O POVO enviou e-mail e telefonou para um dos proprietários da TAF, mas não houve retorno. 

 

Saiba mais

 

Os donos do 737-230C Lufthansa (Alemanha, D-ABCE) – 12/1/1970 a 5/9/1985 Presidential Airways (EUA, N302XV) – 5/9/1987 a 14/5/1987. Foi alugado para ASC TAN Honduras (Honduras, N302XV) – 13/12/1987 a 18/2/1988. Alugado para ASC. Air Charter (F-GFVJ) – 28/9/1988 a 1/4/1990. Alugado para Inter Cargo Service (ICS) Inter Ciel Service (F-GFVJ) – 1/4/1990 a 23/11/1990 L´Aéropostale (França, registro F-GFVJ) – 23/11/1990 a 24/2/1995. Transmile Air Services (9M-PMQ) – 24/2/1995 a 1996. Serviço de carga. Garuda Indonésia (Indonésia, 9M-PMQ) – 1996 a maio de 1997. Serviço de carga Transmile Air Services (9M-PMQ) – Maio de 1997 TAF Linhas Aéreas (Brasil/Ceará, PT-MTB) – 1/8/2002 a 14/1/2008. 

 

Aviões abandonados

Dos 10 aviões inoperantes, seis constam como sendo de operação da TAF Linhas Aéreas. Além do histórico PT-MTB, estão na lista: o PR-MTD (Boeing 727-227), da TAF; PT-MTA (9Q-CCJ), da TAF; PR-LSW (Boeing 737-248C), da Atlântico Transporte Aéreo; PT-OAB, da Táxi Aéreo Ltda; PT-KYW, da Táxi Aéreo Ltda; PT-MTC (Boeing 737-241), da TAF; PT-MTF (Boeing 737-241), da TAF; PR-MTH (Boeing 737-232), da TAF e PT-WTH, do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo. 

 

DEMITRI TúLIO