Logo O POVO+
Moda limpa. Upcycling é tendência, mas não é solução
DOM

Moda limpa. Upcycling é tendência, mas não é solução

Edição Impressa
Tipo Notícia
Marina de Luca, consultora de Sustentabilidade na Moda e co-fundadora do site Moda Limpa, acredita que a técnica é necessária, mas não é a solução para os problemas ambientais. “O upcycling é tapar o sol com a peneira”, elucida. Ao transformar o resíduo em um novo produto, ela explica, nós não estamos impondo uma solução para a extração exacerbada de matérias-primas.

 

“Tal hora o produto feito com upcycling também perde a serventia, vai estragar ou o dono não vai mais querer. Nós só prolongamos a vida do produto. Claro, o aumento da técnica mostra uma preocupação crescente com o meio ambiente e a noção de que não temos mais tanta matéria virgem para retirar do planeta. Mas é apenas um paliativo”, aponta Marina. No Moda Limpa, Marina cataloga empresas que fornecem matérias-primas sustentáveis - como as orgânicas e biodegradáveis
 

A consultora acredita que o upcycling representa uma evolução no ramo da moda. “É um caminho. Mas não é o ponto final. O ideal seria não precisar de upcycling. Não viver num mundo com tanto descarte. Não consumir tanto. É um mundo desequilibrado em produção, consumo e lixo”, aponta. O pensamento de Marina é reforçado por outros especialistas ouvidos pelo O POVO, que criticam a compra desenfreada de bens de consumo. “Há um grande desequilíbrio na sociedade. A nossa renda mal distribuída entre as pessoas já prova esse desequilíbrio”, finaliza Marina de Luca. 

 

Serviço

 

Brechó Arara
Peças feitas com upcycling
Onde: Salão das Ilusões (rua Coronel Ferraz, 80 - Centro)
Horário: semanalmente, de quarta-feira a sexta-feira, das 14h às 18 horas
Telefone: 98921 9766
Outras informações: www.facebook.com/brechoarara/
Instagram: instagram.com/brechoarara/

Moda Limpa
Cataloga fornecedores
Outras informações: modalimpa.com.br/
Facebook: facebook.com/modalimpa
Instagram: instagram.com/modalimpa

Feira Mútua
Feira promovida pro designers e estilistas
Vende produtos autorais, artesanais e de upcycling
Quando: hoje, 11, às 17 horas
Onde: Salão das Ilusões
Entrada gratuita
Outras informações: migre.me/wLQXc  

 

O que você achou desse conteúdo?