Logo O POVO+
Cinco dias de terror. História de um sequestro e da execução do comandante
DOM

Cinco dias de terror. História de um sequestro e da execução do comandante

Edição Impressa
Tipo Notícia

Trinta minutos depois de deixar o aeroporto de Palma de Mallorca (Espanha), no dia 13/10/1977, em direção a Frankfurt (Alemanha), o Boeing 737-230C, que na época pertencia à Lufthansa, foi sequestrado por quatro terroristas da Frente Popular para a Libertação da Palestina. A ação era em apoio aos extremistas da Fração do Exército Vermelho, também conhecido por Baader-Meinhof.
 

O voo 181, pilotada pelo comandante Jürgen Schumann e co-pilotada Jürgen Vietor, transportava 86 passageiros e cinco tripulantes. Os sequestradores pediam a libertação de 11 líderes do Baader-Meinhof, presos na Alemanha, de dois terroristas libaneses e o pagamento US$ 15 milhões. O episódio ficou conhecido como Outono Alemão.
 

Durante cinco dias, enquanto se davam as negociações com o governo Alemão, o avião pousou em aeroportos Europa, do Oriente Médio e da África. Aterrissou em Roma, Chipre, Bahrain, Dubai, Aden e Mogadíscio (Somália).
 

Os terroristas, liderados pelo palestino Zohair Youssif Akache, de 23 anos, executaram o comandante Schumann. Mas, no aeroporto da Somália, três sequestradores foram mortos pela polícia alemã e a única mulher do grupo - Souhaila Andrawes - foi presa. Os 86 passageiros e os quatro tripulantes foram resgatados.
 

Terminado o sequestro, os corpos de Andreas Baader, Gudrun Ensslin e Jean-Carl Raspe, líderes do Baader- Meinhof e presos na Alemanha, foram encontrados nas celas. Leia mais no O POVO online (goo.gl/UMTCxF) 

O que você achou desse conteúdo?