Logo O POVO+
Abuso. Trotes na Ciops que viram assédio
DOM

Abuso. Trotes na Ciops que viram assédio

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Dos 171 teleatendentes da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), 70% são mulheres. Por causa disso, homens — entre adolescentes e adultos — confiantes no “anonimato” do contato com o serviço de emergência costumam ocupar as linhas telefônicas para proferir abusos, conforme relatam a teleatendente Liliane Macieira, 32, o tenente-coronel Teógenes Coelho, da Ciops, e o gerente do Samu Fortaleza, Daniel Lima.


“Geralmente, acontece na madrugada. Eles ligam e falam coisas imorais. Começam perguntando o nome da gente, porque a gente é obrigada a dizer, e começam a dizer coisas pornográficas”, relata Liliane. Ela diz que fica constrangida com o que ouve e se ressente de não poder responder como gostaria. “Não podemos falar nada”. O protocolo é o mesmo, ela explica: “trote é crime”. Fim da ligação.


“Eles ficam com essas palavrinhas obscenas”, diz o médico Daniel, do Samu. “São as situações mais aberrantes. O camarada, homem, quando uma moça dessa atende (ao telefone), fala as coisas mais horrendas”, reforça o tenente-coronel Teógenes Coelho. Como prejuízo àquele que pratica o assédio, fica a incredibilidade do número. “A gente diz logo que trote é crime e nem escuta mais nada. Não tem condição”, resume Liliane.

O que você achou desse conteúdo?