Logo O POVO+
Conexão Alemanha-Ceará. Alemanha quer repatriar avião sequestrado há 40 anos
DOM

Conexão Alemanha-Ceará. Alemanha quer repatriar avião sequestrado há 40 anos

Governo da Alemanha quer repatriar Boeing sequestrado por terroristas há 40 anos. Aeronave está virando ferro velho no Ceará
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

Demitri Túlio
demitri@opovo.com.br

Mauro Costa
ESPECIAL PARA O POVO
maurocosta@ad2m.com.br


Treze de Outubro de 1977. Voo 181 da Lufthansa, de Palma de Mallorca (Espanha) com destino a Frankfurt. Meia hora depois de decolar, quatro terroristas da Frente Popular para a Libertação da Palestina (PFLP), ligados ao grupo guerrilheiro alemão Baader-Meinhof, anunciam o sequestro do Boeing 737-200. A bordo, 86 passageiros e cinco tripulantes. Começava ali, uma das histórias mais trágicas do terrorismo mundial que ficou conhecida como Outono Alemão. Um enredo que passou a cruzar com o Ceará.

[SAIBAMAIS]

Março de 2017. Fortaleza. Personagem importante dessa narrativa sobre o terror, o Boeing 737-200 é uma das aeronaves de um “cemitério de aviões” no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Hoje com o registro PT-MTB da extinta TAF Linhas Aéreas, está virando sucata na capital cearense.


O paradeiro e o destino do avião, quase 40 anos depois do sequestro que terminou com a execução (a sangue frio) do piloto Jürgen Schumann e da eliminação de três dos quatro terroristas no resgate dos reféns, voltaram à pauta na Alemanha e a despertar o interesse do governo de Angela Merkel.


Ao O POVO, Hans-Jürgen Fiege, cônsul honorário da Alemanha para o Ceará/Piauí/Maranhão, revelou que a intenção em “repatriar” o avião tomou corpo este ano por causa da efeméride do episódio terrorista e da possibilidade de transformá-lo em peça de museu. “Há um processo em andamento, conversas iniciais e definições a serem tomadas que ganharão celeridade após a temporada de Carnaval”, disse.


A pressa em resolver como se a daria a compra do lendário Boeing dos atuais proprietários, os herdeiros da extinta TAF Linhas Aéreas, tem motivo. É precário o estado de conservação da aeronave, abandonada há nove anos no “cemitério de aviões” do Pinto Martins.


De 2008 para cá, o cinza tomou conta da funilaria do Boeing construído há 47 anos. E no corredor não há mais as poltronas onde 86 passageiros passaram cinco dias entre a vida e a morte. Aterrissando e decolando, sem permissão, em seis países entre a Europa, Oriente Médio e África. Até a invasão do avião, na Somália, por agentes das Forças Especiais da Alemanha durante a Operação Fogo Mágico.

[FOTO1]

 

 

 

 

O que você achou desse conteúdo?