Logo O POVO+
A reinvenção do consumo
Dia-Util

A reinvenção do consumo

Praticidade, economia e comodidade são alguns dos benefícios observados
Edição Impressa
Tipo Notícia Por


Cresce a diversidade de aplicativos que oferecem soluções para facilitar a vida dos usuários. Com alguns cliques, é possível comprar produtos em supermercados, pedir medicamentos, comprar ingressos para shows e cinemas ou obter desconto em restaurantes. A infinidade de opções visa praticidade, economia e comodidade para os consumidores.

 

Além de facilitar o consumo, um dos principais aspectos dos aplicativos é a economia de tempo, avalia Leo Lacerda, sócio da WaveAccelerator e especialista em inovação e startups. “Com a vida mais corrida, há menos tempo para a família e amigos. Está todo mundo correndo atrás de alguma coisa. Se perdeu tempo, não dá pra voltar atrás”.

[SAIBAMAIS] 

Os aplicativos agilizam também o processo de escolha. Na visão de Leo, o consumo pode ser uma relação “chata”, principalmente quando tem que se decidir por algo diferente. “É aquela velha pergunta: Vamos para onde hoje?”, cita.

 

Leo aponta que a tendência na área de aplicativos é utilizar a inteligência artificial (IA) e a internet das coisas (IoT, para o termo em inglês). “A tecnologia vai cada vez mais conhecer a gente como consumidor e vai até fazer certa escolha por nós”.

 

Em Fortaleza, as soluções por celular funcionam em diversos segmentos. O aplicativo Shipper, com previsão de lançamento ainda este mês, pretende facilitar a vida de quem busca imóveis para alugar na capital. “É um tinder do mercado imobiliário, ajuda a buscar um par, conectando pessoas e imóveis, com base no perfil, vontades e necessidade reais do usuário”, explica a arquiteta Rafaella Albuquerque, idealizadora do projeto junto à sócia Michelle Holanda e a Index Digital.

 

“Para quem está buscando, queremos que seja rápido, fácil e divertido. Para quem anuncia, o processo vai facilitar conexões, e diminuir o tempo de conversão de imóveis para locação. Terá leads assertivos”, acredita Rafaella.

 

Desde janeiro do ano passado, a médica Danielle Queiroz utiliza o aplicativo “Pegue Leve” para fazer compras de supermercado. Faz pedidos até três vezes por semana, com a média de R$ 150 em gastos nas compras semanais. “É muito útil. Tenho vida corrida, dois filhos pequenos. Se eu fosse fazer a feira, escolher produtos, perderia pelo menos uma hora. Com o aplicativo, só vou buscar. Eles vêm até o carro e, não demora cinco minutos”.

 

Para Danielle comprar pelo aplicativo economiza até 30% nos gastos, pois permite acompanhar as promoções dos estabelecimentos. “Segunda e terça têm encarte de frutas, quarta e quinta de carnes, e na sexta é a mega ação”. Outro benefício é receber produtos de melhor qualidade. “São super bem selecionados”, garante.

 

O “Pegue Leve” começou a operar no final de 2016. Segundo o diretor executivo do aplicativo, Lucas Norões, o intuito é colocar o varejo no digital, atuando com vários segmentos a exemplo de um shopping. Os parceiros atuais incluem nove estabelecimentos, entre supermercados e restaurantes. Lucas não revela a base de clientes cadastrados, mas destaca que a ideia é expandir em breve as opções de lojas.

 

Entre os benefícios do aplicativo, o gestor aponta o ganho de tempo, acesso mais fácil às ofertas dos supermercados e seleção de produtos feita por uma equipe de profissionais.

 

VEJA ALGUNS APLICATIVOS

 

ALIMENTOS

Mercadapp

Permite compras em supermercados e farmácias. O usuário informa o CEP, escolhe o mercado de preferência, adiciona os produtos no carrinho, agenda o horário de entrega e forma de pagamento.

Pegue Leve

Permite compras em supermercados e restaurantes. Alguns estabelecimentos têm o serviço de entrega, já em outros é preciso retirar os produtos no drive-thru.

Ifood

Aplicativo de entrega de comida, a partir de vários estabelecimentos credenciados. O usuário escolhe entre o tipo de cozinha, o restaurantes e os pratos a serem pedidos.

 

CULTURA

Agenda Vida & Arte

Aplicativo do O Povo com informações sobre cinemas, restaurantes, shows, espetáculos, festas, exposições e cursos. Disponibiliza programação atualizada diariamente e permite ao usuário avaliar as atrações.

Teatro Via Sul

Informa programação do teatro, com horários dos espetáculos. Permite a compra de ingressos.

INGRESSOS

Ingresso.com

Permite a compra de ingressos de cinema. Mostra filmes em cartaz, horários sessões, trailers.

 

Ingresso Rápido

Para compra de ingressos para peças de teatro, espetáculos de dança e shows de bandas.

 

MOBILIDADE

Uber

99

Permite solicitar transporte, facilitando a comunicação entre o passageiro e motorista particular associado à companhia.

SHOPPINGS

Iguatemi

RioMar Fortaleza

Ajuda o usuário a encontrar lojas favoritas, evitar filas para pagar estacionamento, orienta sobre localização do carro, informa sobre cinema, e atrações dos shoppings.

IMÓVEIS

Shipper

A ser lançado em fevereiro, o aplicativo facilita o aluguel de imóveis no perfil do usuário

 

O que você achou desse conteúdo?