Logo O POVO+
Base de Salvamento Aquático é inaugurada na Praia de Iracema
Cotidiano

Base de Salvamento Aquático é inaugurada na Praia de Iracema

| Guarda-Vidas | Com o equipamento, salvamento na área passa a ser 24 horas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
ORLA TEM sete postos de salvamento da Guarda Municipal (Foto: ALEX GOMES/ESPECIAL PARA O POVO)
Foto: ALEX GOMES/ESPECIAL PARA O POVO ORLA TEM sete postos de salvamento da Guarda Municipal

Nova base da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) foi inaugurada ontem na Praia de Iracema. Prédio localizado no trecho conhecido como "Praia dos Crush" abrigará a administração da ISA, que antes ficava em Messejana. A proximidade dos sete pontos de guarda-vidas monitorados pela inspetoria deve agilizar salvamentos na área. Com o equipamento, a área será monitorada 24 horas, e não apenas das 8 às 17 horas, que é o período de funcionamento dos postos.

O comandante da ISA, Antônio Vieira, aponta que a localização da nova base é importante, já que o fluxo de banhistas na área cresceu muito nos últimos tempos. "Era uma praia que não era muito frequentada e hoje tá sendo frequentada até demais e não tem hora para o banho. Foi colocada uma Inspetoria de Salvamento Aquático para dar mais segurança aos banhistas". Mensalmente, o trecho registra entre quatro e cinco afogamentos, segundo ele. Na alta estação, a ISA realiza cerca de 60 salvamentos por mês nos sete pontos que vigia.

"Quem vai lucrar com esse posto aqui é a população, porque havendo guarda-vidas você se sente mais tranquilo na praia", considera. Para ele, a base próxima à praia é "um sonho que está sendo realizado", já que auxiliará o trabalho dos guarda-vidas. A inauguração faz parte da programação de comemorações dos 50 Anos da ISA, que conta atualmente com 55 servidores e equipamentos para resgate de banhistas na Barra do Ceará, Praia de Iracema e Meireles.

O prefeito Roberto Cláudio, presente na inauguração, afirma que o novo prédio faz parte de conjunto de iniciativas concentradas intencionalmente na Praia de Iracema. "A gente quer transformar esse espaço, é um espaço de significado histórico para a nossa Cidade", destaca.

O novo equipamento tem um total de 81 m² de área construída. A base dispõe de sala de recepção com área de atendimento ao público, além de sala funcional com copa, banheiro e um galpão onde serão guardados barcos e outros equipamentos de salvamento.

A professora Adriana Bassotto Gonçalves, 46, veio do Rio Grande do Sul para passar sete dias em Fortaleza e visitava a "Praia dos Crush" pela primeira vez junto com a família. Ela conta que viu uma mulher no mar que estava com dificuldade de voltar para a areia sendo ajudada e fica feliz pela proximidade de guarda-vidas na área. "Admiro muito o papel que eles desempenham".

Para a estudante Kécia Brena, 19, que costuma ir à praia semanalmente, a principal melhora é na segurança das crianças. "Tem crianças que ficam na beira do mar, os pais querem se divertir um pouco e agora tem salva-vidas para ajudar". O trecho recebeu ponto de guarda-vidas apenas no mês passado.

Postos de guarda-vidas

Monitorados pela ISA

-Barra do Ceará (Marco Zero)

-Carapebas (Barracas da Barra do Ceará)

-Praia de Iracema (Aterro e Aterrinho)

-Praia do Lido (Praia dos Crush)

-Ponta Mar (Beira-Mar)

-Luzeiros (Beira-Mar)

-Náutico (Beira-Mar)

Monitorados pelo Corpo de Bombeiros

-Praia do Futuro

Próximo à Cuca Legal

Próximo à Vira-Verão

Próximo à América do Sol

Próximo à Vila Galé

Praça 31 de Março

Próximo ao Chico do Caranguejo

Próximo à Itapariká

Arpão

BNB

Caça e Pesca

O que você achou desse conteúdo?