Logo O POVO+
Dois novos polos integram a programação da folia
Cotidiano

Dois novos polos integram a programação da folia

| Ciclo Carnavalesco | Largo dos Tremembés, na Praia de Iracema, e Polo dos Queijos, no Centro, entram no plano da festa, que começa amanhã
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Divulgação da programação do Ciclo Carnavalesco 2019 foi no Paço Municipal (Gustavo Simão/ Especial para O POVO) (Foto: Gustavo Simão/Especial para O POVO)
Foto: Gustavo Simão/Especial para O POVO Divulgação da programação do Ciclo Carnavalesco 2019 foi no Paço Municipal (Gustavo Simão/ Especial para O POVO)

O Ciclo Carnavalesco de Fortaleza ganha, em 2019, dois novos pontos de concentração: o Polo dos Queijos, nas proximidades do tradicional Raimundo dos Queijos, no Centro, e o Largo dos Tremembés, na rua homônima, na Praia de Iracema. A programação do Pré-Carnaval começa amanhã, com a abertura oficial na Praça do Ferreira. O plano operacional para a festa, apresentado ontem pela Prefeitura, prevê o trabalho de 120 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e equipes da Polícia Militar dividida nos locais do evento.

A cada fim de semana, um efetivo de 318 policiais militares (PMs) será responsável pela segurança nos polos de festejos. O contingente será dividido por modalidade de policiamento. Esse esquema de segurança se estende até 24 de fevereiro.

A ideia, segundo o titular da Secretaria da Cultura de Fortaleza, Gilvan Paiva, é descentralizar e valorizar os diversos pontos onde a festa ocorre. Este ano, serão 56 blocos de rua e 42 artistas credenciados por meio de um edital público. "Temos locais que vão se consolidando, como o polo do Benfica. Buscamos fazer uma melhor disposição das festas de Carnaval", informa Paiva.

Uma das principais alterações é do palco principal da programação. Antes concentrado no Aterrinho da Praia de Iracema, o tablado passa a ser no Aterro.

A principal razão para a mudança, de acordo com Disraelli Brasil, gerente de Operações da AMC, é tentar reduzir engarrafamentos e melhorar o fluxo de veículos. "Os bloqueios e os horários são os mesmos. Apenas os blocos vão trafegar no sentido contrário, saindo do Aterrinho em direção à avenida Rui Barbosa", explica. "Os desvios de tráfego permanecem, com uma pequena variação na liberação do bloqueio. No ano passado, quando o último bloco entrava na avenida Beira Mar, já ocorria a liberação da avenida Historiador Raimundo Girão. Este ano, a interrupção será até as 22 horas, quando encerra a saída o último bloco".

O acesso de moradores e hóspedes dos hotéis localizados nos trechos dos cortejos será garantido mediante apresentação do comprovante de endereço aos agentes de trânsito. Os veículos com passageiros portadores de necessidades especiais terão acesso permitido para desembarque.

Coronel George Benício, coordenador de operações da Polícia Militar informa que, em todos os pontos, está previsto haver, pelo menos, uma viatura da PM. "Temos a Guarda Municipal dando suporte. E temos os locais que são mais tranquilos e aqueles que merecem uma atenção diferenciada. Colocamos, nesses pontos, uma viatura ou quatro policiais a pé e em outro local estamos, em média, com 140 policiais para desenvolver as atividades", informa.

Leia mais sobre o Ciclo Carnavalesco de Fortaleza e confira a programação no Vida & Arte.

O que você achou desse conteúdo?