Logo O POVO+
Prefeitura reforça papel dos Ecopontos para limpeza urbana
Cotidiano

Prefeitura reforça papel dos Ecopontos para limpeza urbana

Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Para o descarte adequado de lixo, a Prefeitura de Fortaleza recomenda utilizar um dos 39 Ecopontos implantados na Cidade. “O que gera o ponto de lixo é a primeira pessoa que coloca um pequeno entulho numa esquina, num terreno baldio, numa calçada”, afirma João Pupo, titular da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP). Resíduos de construção civil representam 64% do conteúdo dos pontos de lixo.


Visando combater o descarte irregular, os Ecopontos recebem pequenas proporções de entulhos, podas, móveis e óleo de cozinha. “(O Ecoponto) é também um caminho para a gente estimular um novo comportamento do cidadão. Não há limpeza urbana que dependa apenas de coleta”, afirma o prefeito Roberto Cláudio.


Pela troca de resíduos recicláveis, é possível acumular créditos para converter em desconto na conta de energia ou em crédito no Bilhete Único. Os Ecopontos já receberam mais de 15.014 toneladas de materiais, sendo 12.872 toneladas de entulho, 2.142 toneladas de materiais recicláveis e 25.958 litros de óleo.


Aos grandes geradores de resíduos sólidos, a Prefeitura aplica multa, conforme a Lei municipal nº 10.340/2015. “O volume de lixo maior na rua normalmente é causado pelo grande gerador, aquele que produz mais de 100 litros por dia e que não tem nenhum tipo de política privada de descarte”, diz o prefeito. Segundo ele, a fiscalização sobre o grande gerador tem dado resultado. “Agora precisamos trabalhar o comportamento de educação do cidadão, o Ecoponto é um caminho”.

O que você achou desse conteúdo?