Com as conclusões da reforma do Terminal de Messejana e da requalificação da avenida Aguanambi previstas para o próximo mês de abril, a Prefeitura de Fortaleza considera praticamente entregue, também, o corredor expresso de ônibus entre o Centro e a Messejana. É que, mesmo tida como prioridade da gestão, segundo o prefeito Roberto Cláudio (PDT), a municipalização de 12 quilômetros da rodovia federal BR-116 — relativa à segunda etapa da implantação do sistema Bus Rapid Transit (BRT) — deve ainda demorar.
[SAIBAMAIS]
Em visita ao canteiro de obras do Terminal de Messejana na manhã de ontem, Roberto Cláudio comentou que os trâmites da municipalização continuam em análise pela gestão patrimonial e de transportes da União. “Há um entendimento de que é bom para o Governo (Federal) e para a Cidade, mas não tem como eu controlar o tempo desse processo. Posso dizer que é prioridade”. Em outubro do ano passado, o prefeito afirmou que as negociações estavam próximas de serem concluídas e, tão logo fosse entregue a Aguanambi, começariam a ser feitas as intervenções de alargamento de calçadas e instalação de ciclovias e passarelas na rodovia.
Transformações na BR
Com a municipalização concluída, a Prefeitura espera que a BR-116 se transforme no que hoje é o entorno da avenida (e rodovia estadual) Washington Soares, por exemplo, com comércios, serviços e residências. Sem esse adensamento, a rodovia não demanda tantas estações de BRT quanto as que estão sendo construídas na Aguanambi.
Mesmo assim, enquanto a transformação não acontece, mas somente após o desfecho das negociações com o Governo Federal, “a gente vai requalificar (a BR-116) e continuar de alguma maneira (o corredor expresso Centro-Messejana)”, disse Roberto Cláudio. “Talvez não no padrão da Aguanambi porque não há demanda populacional, mas a gente vai adequar o projeto às necessidades de mobilidade”, ponderou.
Terminal de Messejana
Com plataformas no tamanho adequado e elevadores e rampas acessíveis, o Terminal de Messejana está apto a atender à demanda de ônibus articulados (ou sanfonados), modelos próprios para circular em sistema de BRT.
Atualmente, o terminal atende a 57 linhas de ônibus. Contudo, de acordo com José do Carmo Gondim, presidente da Etufor, esse número pode ser ampliado conforme o aumento da demanda. “Assim que começar o funcionamento normal poderemos tomar outras medidas”.
Custando R$ 1,3 milhão, a reforma amplia o espaço em 70% em comparação ao equipamento anterior, que funciona ao lado e deve passar a servir de garagem. O novo Terminal de Messejana prevê ainda conexão Wi-Fi gratuita, além de nova central de distribuição de medicamentos.
Números
15 novos ônibus foram adquiridos em 2017, entre convencionais e articulados
Saiba mais
Alagamentos na Aguanambi
A secretária municipal da Infraestrutura, Manuela Nogueira, afirmou que as chuvas não devem mais alagar a avenida Aguanambi, a não ser que a inundação seja provocada por entupimento de bueiros por lixo.
Reajuste da tarifa de ônibus
O prefeito Roberto Cláudio disse que não há ainda definição sobre reajuste da tarifa de ônibus em Fortaleza. Segundo ele, janeiro é apenas o prazo contratual para conclusão de estudos e fechamento de planilha. Após esse momento, segundo o presidente da Etufor, José do Carmo Gondim, relatório técnico é enviado para a Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e discutido internamente com o prefeito.
Terminal do Papicu
O próximo terminal de ônibus a passar por reforma será o Terminal do Papicu. O menor e mais movimentado, de acordo com RC.