Mais uma vez, mudar. Nove décadas de jornalismo no O POVO foram completadas no domingo, 7. Nesse meio-tempo, diversas formas de fazê-lo. Eis que, por aqui, o jornal se transforma de novo. Desta vez, desde a forma de fazer a notícia até o formato do jornal que vai chegar às bancas, à casa e aos olhos dos leitores irão se transformar.
Na noite de ontem, diretores do O POVO apresentaram o novo projeto gráfico-editorial do jornal para representantes do mercado publicitário e anunciante. Durante o evento, que ocorreu no Museu da Fotografia, foram compartilhadas as principais mudanças do jornal.
“Não é somente um redesenho gráfico, estamos discutindo que jornalismo é esse que a gente quer fazer dentro do grupo”, explica Ana Naddaf, diretora-executiva da Redação. A mudança, que vem sendo construída há mais de um ano, foi norteada por três pilares: o pensamento e estudo de novas formas de fazer jornalístico diante das fake news e na era da pós-verdade, a mudança estrutural na redação — de cargos e funções para chegar a esse objetivo — e um projeto gráfico que traduza esses dois primeiros momentos do redesenho.
Segundo Erick Guimarães, diretor-adjunto da Redação, haverá maior investimento na investigação, nas grandes reportagens e no conhecimento que cada notícia pode gerar.
O novo desenho, feito pela primeira vez sem assessoria externa e por pessoas da casa — com o jeito e a atenção de quem faz este jornal todos os dias — nasce de muitos estudos e pesquisas qualitativas e quantitativas do que já era produzido.
“Voltamos aos processos básicos de estudos de literatura jornalística, interesse no mundo, idas e vindas de decisões. Foi uma experiência muito interessante e rica”, resume Erick.
Projeto Gráfico
E como forma de expressar as inovações, o novo projeto gráfico, que deve começar a circular no dia 18, traz em si uma nova experiência de consumir notícia. “A partir de muitas discussões, estudos e ideias, começamos as mudanças gráficas pela unidade mínima, que é a tipografia, até a mudança do formato do jornal, que é o tipo ‘berliner’, aos domingos”, explica Gil Dicelli, diretor-executivo de design editorial.
Com tipografia brasileira, incremento de iconografias, mais brancos nas páginas, novos cabeçalhos e outras mudanças, a ideia é possibilitar uma experiência de leitura ainda mais agradável.
“O jornal está em transformação desde 1928 e sempre partindo da necessidade de novas formas de fazer jornalismo. O POVO muda sempre e isso para nós é uma filosofia vivida”, conclui Dicelli.
Achei o projeto fantástico. Eu estou bastante animado por ver uma empresa com 90 anos com essa urgência e essa garra de enfrentar o amanhã
Bob Santos, presidente do Sinapro-CE
O POVO é um jornal de conteúdo forte, relevante e que busca sempre se atualizar no que há de mais novo no mercado
Melina de Carvalho, superintendente de Comunicação e Marketing do Banco
do Nordeste
Berliner_ Formato bastante utilizado em diários europeus, o “berliner” se assemelha ao standard, usado hoje pelo
O POVO, mas com tamanho um pouco menor, sem a dobra central