Logo O POVO+
O POVO. Novas formas de jornalismo
Cotidiano

O POVO. Novas formas de jornalismo

Com transformações que atravessam todo o processo de produção jornalística, O POVO segue na comemoração dos seus 90 anos de atuação na comunicação cearense apresentando o novo projeto ao mercado publicitário e anunciante
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

 


Mais uma vez, mudar. Nove décadas de jornalismo no O POVO foram completadas no domingo, 7. Nesse meio-tempo, diversas formas de fazê-lo. Eis que, por aqui, o jornal se transforma de novo. Desta vez, desde a forma de fazer a notícia até o formato do jornal que vai chegar às bancas, à casa e aos olhos dos leitores irão se transformar.

[SAIBAMAIS]

Na noite de ontem, diretores do O POVO apresentaram o novo projeto gráfico-editorial do jornal para representantes do mercado publicitário e anunciante. Durante o evento, que ocorreu no Museu da Fotografia, foram compartilhadas as principais mudanças do jornal.


“Não é somente um redesenho gráfico, estamos discutindo que jornalismo é esse que a gente quer fazer dentro do grupo”, explica Ana Naddaf, diretora-executiva da Redação. A mudança, que vem sendo construída há mais de um ano, foi norteada por três pilares: o pensamento e estudo de novas formas de fazer jornalístico diante das fake news e na era da pós-verdade, a mudança estrutural na redação — de cargos e funções para chegar a esse objetivo — e um projeto gráfico que traduza esses dois primeiros momentos do redesenho.


Segundo Erick Guimarães, diretor-adjunto da Redação, haverá maior investimento na investigação, nas grandes reportagens e no conhecimento que cada notícia pode gerar.

O novo desenho, feito pela primeira vez sem assessoria externa e por pessoas da casa — com o jeito e a atenção de quem faz este jornal todos os dias — nasce de muitos estudos e pesquisas qualitativas e quantitativas do que já era produzido.


“Voltamos aos processos básicos de estudos de literatura jornalística, interesse no mundo, idas e vindas de decisões. Foi uma experiência muito interessante e rica”, resume Erick.


Projeto Gráfico


E como forma de expressar as inovações, o novo projeto gráfico, que deve começar a circular no dia 18, traz em si uma nova experiência de consumir notícia. “A partir de muitas discussões, estudos e ideias, começamos as mudanças gráficas pela unidade mínima, que é a tipografia, até a mudança do formato do jornal, que é o tipo ‘berliner’, aos domingos”, explica Gil Dicelli, diretor-executivo de design editorial.


Com tipografia brasileira, incremento de iconografias, mais brancos nas páginas, novos cabeçalhos e outras mudanças, a ideia é possibilitar uma experiência de leitura ainda mais agradável.


“O jornal está em transformação desde 1928 e sempre partindo da necessidade de novas formas de fazer jornalismo. O POVO muda sempre e isso para nós é uma filosofia vivida”, conclui Dicelli.


Achei o projeto fantástico. Eu estou bastante animado por ver uma empresa com 90 anos com essa urgência e essa garra de enfrentar o amanhã

 

Bob Santos, presidente do Sinapro-CE


O POVO é um jornal de conteúdo forte, relevante e que busca sempre se atualizar no que há de mais novo no mercado

 

Melina de Carvalho, superintendente de Comunicação e Marketing do Banco
do Nordeste

 

Berliner_ Formato bastante utilizado em diários europeus, o “berliner” se assemelha ao standard, usado hoje pelo

O POVO, mas com tamanho um pouco menor, sem a dobra central

 

 

O que você achou desse conteúdo?