Logo O POVO+
Mulheres trans mortas nas ruas são maioria
Cotidiano

Mulheres trans mortas nas ruas são maioria

Edição Impressa
Tipo Notícia

Os dados levantados pela pesquisa “A Carne Mais Barata do Mercado” mostram ainda que 95% das vítimas são mulheres trans, quase dois terços (65%) eram profissionais do sexo e mais da metade dos crimes ocorreram em via pública. O cruzamento dessas informações aponta como perfil principal de vítimas mulheres trans que sofrem com as consequências ligadas à prostituição.


“A gente percebe que o perfil é de pessoas que passaram por um processo de exclusão social grande. A maioria das vítimas (42%) é negra. Para elas, a rua acaba se tornando a única alternativa para geração de renda”, explica a pesquisadora Sayonara Nogueira.


Outro dado trazido pela pesquisa é que 83% dos homicídios contra a população trans não resulta em apuração ou prisão dos suspeitos.


Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) garante que os homicídios no Estado são investigados “independente de sexo, gênero, orientação sexual ou qualquer outro tipo de distinção em todas as unidades de Polícia Civil”. O órgão ressalta ainda que desde junho de 2017 travestis e transsexuais podem colocar o nome social no registro de boletins de ocorrência do Sistema de Informações Policiais.

O que você achou desse conteúdo?