Logo O POVO+
Matrículas de alunos novatos na rede municipal começam amanhã
Cotidiano

Matrículas de alunos novatos na rede municipal começam amanhã

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Serão abertas amanhã as matrículas de alunos novatos para a rede municipal de ensino de Fortaleza. A Secretaria Municipal da Educação (SME) divulgou o calendário para as inscrições para evitar grandes filas de espera e oferecer mais agilidade ao processo.


O calendário foi dividido de acordo com os anos (séries) de interesse. Amanhã, são as matrículas para alunos a partir de 4 anos de idade (pré-escola) até o 1º ano. Na quinta-feira, 4, é a vez dos estudantes do 2º ao 4º ano. No dia 5, poderão se matricular os alunos do 5º ao 7º ano.


O processo será reaberto na próxima semana. Na segunda-feira, 8, os estudantes do 8º e 9º ano poderão se matricular. O calendário será encerrado no dia seguinte com as matrículas dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).


Para vagas em creches de crianças de 1 a 3 anos, a SME orienta a inscrição no Registro Único, que pode ser feita em qualquer unidade de educação infantil da rede e em qualquer época do ano.


“Todo ano a gente faz esse calendário para efeito de organização e evitar que todos os pais corram para fazer no mesmo dia. Não há necessidade de dormir na fila”, frisa Iracema Frota, gerente da Célula de Pesquisa e Dados Educacionais da SME.


A expectativa da pasta é de que, com as pré-inscrições para as Escolas de Tempo Integral (ETIs), realizadas em dezembro, as filas agora sejam menores.


Os pais ou responsáveis devem estar atentos à documentação necessária para realizar as matrículas: certidão de nascimento; documento de transferência (histórico escolar ou declaração da escola de origem); três fotos 3x4; cartão de identificação social do responsável legal (NIS); comprovante de residência; cartão de vacinação atualizado para educação infantil e ensino fundamental e CPF ou RG do responsável, quando o aluno for menor de idade.


Caso o aluno não tenha algum desses documentos, a matrícula pode ser efetuada e os itens faltantes entregues posteriormente.

O que você achou desse conteúdo?