Logo O POVO+
Luxo da Aldeia abre oficialmente a folia carnavalesca de Fortaleza
Cotidiano

Luxo da Aldeia abre oficialmente a folia carnavalesca de Fortaleza

Com repertório cearense, o bloco realizou a primeira apresentação na noite de ontem e marcou a abertura oficial do Ciclo Carnavalesco
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

 


Bem acostumado que é, o fortalezense fez jus ao fim da contagem regressiva. Começou o Pré-Carnaval e com ele as fantasias, a dança e o corpo entregues à alegria. Foi cantando o Ceará que o bloco Luxo da Aldeia deu as boas-vindas à festa que tem como tema deste ano “Iracema, meu amor”. A apresentação ocorreu, na noite de ontem, na Praça do Ferreira e reuniu centenas de apaixonados pelo Carnaval de rua.

[SAIBAMAIS]

“O Luxo tem um diferencial que é um repertório que privilegia Belchior, Fausto Nilo, Fagner, e outros compositores, uma música que é nossa”, celebrou o servidor público Vasco Arruda, 56. Ao lado da esposa, ele não perde nenhuma apresentação do bloco. “Adoro o Pré e o Carnaval daqui. Faz muitos anos que escolhemos curtir aqui”.

[FOTO2]

Criado há mais de dez anos, o Luxo da Aldeia busca, por meio do repertório, homenagear a música cearense. Pelo segundo ano na Praça do Ferreira, o bloco já marcou o calendário carnavalesco da Cidade com apresentações no Mercado dos Pinhões e no bairro Benfica, primeiro local onde fez folia.


É desde esse começo que a socióloga Priscila Martins, 32, e o grupo de amigas dela seguem a festa. “A gente começa a preparar fantasias coletivas desde o meio do ano só esperando este bloco. Nos outros, a gente usa as fantasias de outros anos, mas neste a gente vem com figurinos novinhos”, compartilha.


Neste ano, a escolha foi pela temática de criaturas mágicas, com direito a bruxas e fadas. E não tem isso de ser bom ou ruim: na hora de despencar — que é tradição do Luxo da Aldeia — toda magia ajuda.


O Carnaval é bom pelas possibilidades e quem sabe bem disso é Ádila Guerra, 24. Além de curtir a folia, ela e a amiga Thays Almeida, 23, carregam e oferecem cachaça que promete ser “tiro e queda”, como no anúncio. “Eu amo o Carnaval, essa energia. Aí minha amiga queria juntar essa ideia e juntar um dinheiro e eu também”, conta. Ao lado do noivo e da madrinha, os investimentos são para o casório que se aproxima. “Bom é juntar dinheiro festejando”, ensina.

 

Edital


Após mudanças recentes no edital de apoio aos blocos de rua do Ciclo Carnavalesco 2018, somente 38 grupos foram classificados em resultado preliminar. Quase 90 agremiações participaram do processo seletivo, que disponibiliza verba para até 56 blocos. O Luxo foi um dos aprovados na fase preliminar. No entanto, mesmo com o início do Ciclo Carnavalesco, a segunda fase do edital não se encerrou. Conforme o titular da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), Evaldo Lima, todas as fases do edital devem se encerrar até terça-feira, 16.

 

Serviço

 

Bloco Luxo da Aldeia

Quando: dias 19 e 26 de janeiro e 2 de fevereiro, sempre às 19 horas

Onde: Praça do Ferreira

Acesso gratuito.
O que você achou desse conteúdo?