VERSÃO IMPRESSA

Ensino. A indisciplina também afeta o processo do aprendizado

01:30 | 18/01/2018

Crianças indisciplinadas podem sentir dificuldade para seguir regras que são intrínsecas ao processo de aprendizagem. “Quando você vai aprender a ler e a escrever, tem de se submeter a normas. Não pode escrever, ler de qualquer jeito”, diz a psicopedagoga, neuropsicóloga e consultora escolar, Cristiane Couto Maia.

A falta de rotina é fator que prejudica a vida dos pequenos no colégio. “Tem muita criança que só quer aprender na brincadeira”, afirma Cristiane. Comportamento, este, que não permite ao cérebro aprender a fazer esforço continuado. “Pessoas que não têm rotina de estudar três, quatro horas (por dia), na hora em que precisam fazer uma prova que demanda esse tempo, não conseguem”.  

Sanar esse problema não é dever só da escola. As famílias precisam dizer tanto o “sim” como o “não”, bem como criar condições para que as crianças sejam frustradas na mesma intensidade que tenham prazer. A profissional lembra que os pais não devem entrar em conflito com a escola quando a criança é punida por comportamento inadequado. 

 

EMPATIA O autoritarismo e o narcisismo infantil também dificultam o desenvolvimento de empatia, impedindo que a pessoa se identifique com o outro.

TAGS