Logo O POVO+
Clínica Veterinária Popular funcionará no Abrigo São Lázaro
Cotidiano

Clínica Veterinária Popular funcionará no Abrigo São Lázaro

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A primeira clínica veterinária popular de Fortaleza funcionará no Abrigo São Lázaro, em terreno cedido pela Prefeitura. A medida foi anunciada ontem, pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, que autorizou a cessão oficial da área para o abrigo. O terreno da Organização Não Governamental (ONG) quadruplicará, chegando a 4 mil metros quadrados.


Conforme o prefeito, o equipamento será gerido pela ONG e funcionará para dois fins: tratar animais a baixo custo e gerar receita para sustentar a instituição.


O Abrigo São Lázaro, com cerca de 800 cachorros e gatos, está sem condições de aumentar a capacidade, de acordo com a presidente da instituição, Bárbara Dantas. Com a ampliação do terreno, haverá reestruturação para melhorar as condições dos animais abrigados.


Também foi assinado pelo prefeito decreto para contração temporária de quatro médicos veterinários, sendo dois cirurgiões, um anestesista e um clínico geral. Os profissionais atuarão no VetMóvel, equipamento itinerante de serviços veterinários que está em fase experimental.


A expectativa da Prefeitura é que o VetMóvel esteja em pleno funcionamento até maio, priorizando o atendimento em áreas mais pobres da Cidade.


O atendimento clínico veterinário será feito pela equipe a ser contratada, que também realizará a castração de animais de tutores de baixa renda e o exame de Calazar para a população local.


Por meio do VetMóvel, serão fornecidos serviços de vacinação e de palestras sobre bem-estar animal e guarda responsável.


A Prefeitura anunciou ainda a Virada Animal, projeto idealizado pela Coordenadoria de Bem-Estar e Proteção Animal (Coepa). A iniciativa consiste em eventos para tratar do cuidado com os bichos por meio de debates, campanhas educativas, palestras, arrecadação de alimentos e apoio a abrigos.


A Virada Animal está prevista para acontecer no período de 4 a 10 de outubro. Segundo o prefeito, o projeto contribuirá para sensibilizar a população para a luta contra os maus tratos e o abandono de animais. (Lívia Priscilla)

O que você achou desse conteúdo?