Logo O POVO+
Aplicativo agilizará registro de colisões sem vítimas
Cotidiano

Aplicativo agilizará registro de colisões sem vítimas

App permite que condutores não precisem esperar perícia para retirar veículos do local da ocorrência
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

 

Para evitar que casos de pequenas colisões, sem vítimas, deixem ainda mais congestionado o trânsito de Fortaleza, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania lançou o aplicativo AMC Móvel, para smartphones e tablets de sistemas Android e iOS. Até a noite de ontem, porém, o App ainda não estava liberado para IOS.

 

O Boletim de Acidentes de Trânsito Eletrônico Unificado de Fortaleza (Bateu) é a principal ferramenta da plataforma, tornando possível registrar o acidente logo que ele ocorrer e já retirar os veículos do local sem a necessidade de esperar a perícia. “O uso do sistema não está condicionado ao acesso à internet”, ressalta o superintendente da AMC, Arcelino Lima. Os dados registrados serão enviados à central da AMC quando o aparelho tiver acesso à rede.


Em caso de colisão, com o aplicativo já instalado no celular ou tablet, é possível preencher os dados do acidente, anexar fotos, nomes dos envolvidos e até três testemunhas. Em até cinco dias úteis, os técnicos da autarquia liberam o documento, que pode ser usado para acionar seguradoras ou em ação judicial. “O App deve produzir boletins de ocorrência com a mesma validade dos convencionais, feitos nas delegacias ou pela internet. É uma facilidade na vida do condutor”, afirma Arcelino Lima.


O serviço funciona exclusivamente para acidentes sem vítimas e que tenham ocorrido em vias municipais — o que exclui estacionamento de condomínios e de shoppings, assim como rodovias estaduais e federais.


Em caso de acidentes graves ou que envolvam motorista alcoolizado, será necessário chamar a perícia. “Os dados só poderão ser colocados na plataforma se os danos do acidente forem somente materiais”, reforça Luiz Alberto Saboia, titular da Secretaria da Conservação e dos Serviços Públicos (SCSP).


De acordo com o artigo 178 do Código de Trânsito Brasileiro, o condutor que deixar de retirar o carro da via em acidente sem vítima está sujeito a ser autuado por infração de natureza média, com quatro pontos e multa no valor de R$ 130,16.

 

Serviço

 

AMC Móvel

O aplicativo para dispositivos móveis está disponível para sistemas Android e iOS.
O que você achou desse conteúdo?