Logo O POVO+
Projeto Brum consegue recuperar cinco hectares de solo morto
Cotidiano

Projeto Brum consegue recuperar cinco hectares de solo morto

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

 

Espalhar sementes de plantas nativas no solo e adubá-lo é a maneira mais simples e natural de reverter o processo de desertificação. Essa foi uma das conclusões a que especialistas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) chegaram durante o processo de recuperação de cinco hectares de terra infértil no Vale do Jaguaribe.

 

O projeto Brum, como é chamado, teve início em 2015 num terreno privado cedido para pesquisa científica. Lá, foram implantadas também outras práticas de manejo do solo, como barragens de pedra para conter sedimentos orgânicos e escavação de terra para controle do escoamento da chuva e absorção de água pelo solo. Dois anos depois, “não podemos dizer que (o terreno) está recuperado, porque (o tempo) é pouco, mas o solo não está mais totalmente exposto, o que, pra nós, é o mais importante”, analisou a supervisora de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Funceme, Margareth Benício.


Margareth detalhou que o projeto custou, no máximo, R$ 200 mil, e que, agora, é preciso torná-lo política pública. “As pessoas (do campo) têm poucos recursos. É complicado querer que elas façam (sozinhas)”, ressaltou. “Conhecemos esse projeto e já pedimos à Funceme para ver se é possível multiplicar. Temos interesse”, garantiu o secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno.

 

O que você achou desse conteúdo?